Calote virtual. Como agir?

Feita por >Joao victor tome da penha>. 10 nov 2016 Crimes virtuais

Um amigo meu queria comprar um celular por meio de uma pessoa desconhecida q entrou em contato por um site, a pessoa dizia q trabalhava numa loja de celulares é q vendia celulares de estoque por um preço mais acessível mais cm nota fiscal no nome do comprador tudo direitinho... E o pagamento deveria ser feito fora da loja seria em banco ou transferência bancária em app..pois n poderia receber dentro da loja pela venda de aparelhos do estoque ... A transferência foi feita mas na hora de ir ao encontro do vendedor na loja o vendedor não trabalhava em tal, e era desconhecido no local... A transferência foi feita e o comprador ficou sem o aparelho... Isso seria um crime para o comprador?? No caso se ele fosse abrir um boletim de ocorrência o comprador seria prejudicado ou punido cm pena pelo ato??? O q se pode ser feito para recuperar o dinheiro?? O amg tem a agnc e conta da Pessoa e o endereço da agnc .

A melhor resposta

Não, não seria um crime para o comprador, apenas para o vendedor (crime de estelionato). Não, não haveria nenhuma pena ao comprador, apenas ao vendedor.
Primeiramente, deve-se abrir um boletim de ocorrência com os prints das conversas do momento em que foi negociado o celular no site e com o comprovante da transferência bancária. Depois, com o impresso dos prints, deve-se solicitar uma ata notarial em um tabelionato de notas. E, posteriormente deve-se procurar um advogado para entrar com um processo de cobrança contra o devedor.

Leandro Figueiredo Advocacia & Consultoria em Direito Digital Advogado em Salvador

13 respostas

Advogados especializados em Crimes virtuais

Ver mais advogados especializados em Crimes virtuais

Outras perguntas sobre Crimes virtuais