Casamento e separação

Feita por >vilmar>. 27 jun 2015 Separação

Namorei por dois anos uma garota e hoje moramos juntos na casa de meus pais, ela tem 16 anos de idade. Podemos nos casar em cartório? E qual o regime que nos podemos casar como ela é menor de idade? Outra dúvida, se eu me separar dela mais tarde, ela terá direito sobre a casa dos meus pais por ela estar morando ali na casa deles junto comigo?

Também possuo outros imóveis, como um lote e um terreno que meus pais me deram ainda antes de eu começar a namorar com ela. Minha dúvida ela terá direito em algo caso haja uma separação?

Obrigado e ficarei muito grato pela resposta.

A melhor resposta

Os pais deve comparecer em cartório para autorizarem o casamento. Quanto ao regime a melhor opção seria Regime parcial de bens, cujo os bens anteriores ao casamento estão resguardados, assim como a casa dos seus pais e herança. Estou á disposição. Att, Elizângela Cristina Gâmba.

Gâmba Advocacia & Consultoria Advogado em Passo Fundo

64 respostas

Primeiro para casar com ela deverá pedir para os pais dela emancipar porque ela é menor, quanto a casa dos seus pais ela não tem direito em caso de separação, a mesma coisa os seus bens conquistados antes do casamento, só vai entrar na divisão em caso de separação o que vocês conquistarem juntos, após o casamento.

Adriano Martins de Sousa
OABDF 46469

Adriano Martins de Sousa Advocacia & Consultoria Jurídica Advogado em Brasília

63 respostas

Bom dia,

Para casar no cartório ela precisa ser emancipada. Se vocês casarem pelo regime da comunhão parcial de bens, ela só terá direito aos bens que forem adquiridos após a União. Os bens de herança não se comunicam nesse regime.

Ana Paula M. Moraes Advogado em Saquarema

192 respostas

Advogados especializados em Separação

Ver mais advogados especializados em Separação

Outras perguntas sobre Separação