Colisão ao estacionar

Feita por >Gisele Miranda Costa>. 8 nov 2017 Advogados online

Boa tarde, eu me envolvi em um acidente de trânsito, mas não fizemos o boletim de ocorrência, apenas trocamos Telefone porque estávamos com pressa... Acontece que agora ele quer que eu pague os danos do carro dele, mas não acho que foi minha culpa e preciso de ajuda para ficar com minha consciência tranquila, visto que nem estou cobrando os reparos do meu veículo. Vou relatar o que aconteceu:

Eu estava trafegando em uma rua de mão única e de única faixa, procurando uma vaga. A primeira que vi era do lado esquerdo e era muito pequena, o motorista que estava saindo estava fazendo muitas manobras... Mais a frente, ao meu lado direito, tinha outro carro saindo, em uma vaga maior, então segui em direção a essa vaga. O carro que estava atrás de mim, ficou parado aguardando a saída do primeiro carro que fazia a baliza para sair, ou seja, o trânsito estava parado. Então, sinalizei e aguardei o carro que estava na vaga a frente sair. Ao sair, continuei sinalizando, me posicionei mais a frente e comecei a fazer a manobra.

Foi nessa hora, quando eu virava o carro para estacionar de rė que o carro que estava estacionado na primeira vaga veio subitamente e, em uma rua de faixa única, colidiu em mim, causando danos na parte frontal esquerda do meu carro e na parte lateral direita do carro dele.

Nesse caso, gostaria de saber de quem é a culpa, se ele deveria ter aguardado minha manobra, uma vez que já tinha começado-a. Caso a resposta seja minha culpa, arcarei com as despesas do dano do carro dele.

A melhor resposta

Olá. É impossível dizer de quem é a culpa, mas em casas de trânsito, há alguma presunções de culpa como no caso de quem bate na traseira do outro; e de quem bate em carro parado ou em manobra, a depender se há ou não sinalização e das condições do trânsito. Enfim, se não houver entendimento entre vocês, isso pode ir pro Juizado Especial. No Juizado Especial, de início, não é obrigatória a presença de advogado. E então tudo vai ser uma questão de provas, perícias, testemunhas, croquis da rua, fotos, etc. Se o juiz não se convencer da culpa una de qualquer dos motoristas, ele pode até determinar que cada um arque com seu prejuízo. ;-)

Altamir Santos Filho Advogado Advogado em Brasília

22 respostas

Boa noite, pelo teu relato a culpa foi do carro ter batido brutalmente no teu carro. Provavelmente ele entrará com processo judicial para cobrança do conserto do carro dele, se ele tem o teu endereço vc receberá intimação judicial para se defender, quando isto acontecer vc terá que contratar um advogado para fazer a tua defesa.

Sant'Anna Advocacia Advogado em Porto Alegre

41 respostas

Advogados especializados em Advogados online

Ver mais advogados especializados em Advogados online

Outras perguntas sobre Advogados online