Com 18 anos perde direito à pensão alimentícia?

Feita por >Yara>. 21 mar 2017 Pensão

Minha filha completou 18 anos e está se preparando para o vestibular.

Eu encontro-me desempregada sem recursos para ajudá-la.

Ela tem direito à pensão alimentícia durante o estudo para o vestibular até a faculdade?

Obrigada.

A melhor resposta

Boa noite Yara, ela tem direito de receber a pensão até concluir a faculdade. Qualquer dúvida entre em contato.

Sarah Somensi de Lima Advogado em Maringá

5 respostas

Prezada Yara,

O pai tem que propor ação de exoneração de alimentos para cancelar a pensão alimentícia e sua filha deverá provar que está matriculada no ensino superior para que a pensão não seja cancelada.

Caso tenha dúvidas ou queira ingressar com a ação estou à disposição.

Renata Cristina Borges
Advogada Cível, Família e Sucessões

Anônimo-296338 Advogado em Osasco

34 respostas

Não. A pessoa só perde o direito a alimentos, primeiro se o alimentantante (pai, mãe ou avós) requerer a exoneração e, ainda assim, se o alimentando, comprovadamente, não puder se manter e estiver estudando. Isso vai, por média, até os 25 anos, momento que, em tese, este, através de sua formação profissional possa produzir renda suficiente às suas necessidades.

ARIOVALDO NUNES DE OLIVEIRA

Advocacia Ariovaldo Oliveira Advogado em Uberlândia

27 respostas

Prezada Yara, boa noite
A maioridade inicia-se aos 18 anos, porém para que filha filha perca o direito de receber a pensão a senhora precisa ingressar com uma ação chamada EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS, o que não é garantido que o juiz conceda, pois ele irá ouvi-la e como ela tem planos de ingressar estiver cursando faculdade terá direito a pensão até completar 24 anos, caso ainda esteja estudando e desempregada. O juíz vai analisar.

Caso termine a faculdade antes de contar com os 24 anos completos e já esteja empregada neste caso, será mais fácil o juiz aceitar o pedido de EXONERAÇÃO visto que ela já estará formada e com meios de prover seu próprio sustento.

Espero ter esclarecido sua duvida.
Atenciosamente
Tatiana Barros

Tatiana Barros Advocacia Advogado em Rio de Janeiro

29 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão