Com qual idade a criança pode optar com quem fica em uma disputa de adoção?

Feita por >Ivete>. 29 out 2014 Adoção

Crio uma criança desde bebê, hoje ela está com 11 anos e, durante um curto espaço de tempo (alguns meses), ela morou com a mãe biológica em Florianópolis. Depois disso, a mãe teve um problema financeiro e a trouxe de volta à São Paulo. Hoje ela tem os amigos, a escola, a "nova família" e tudo que diz respeito a uma vida em família aqui em São Paulo. A mãe não me dá a guarda e não ajuda em nada na criação e necessidades da menina. Há alguma possibilidade de entrar com processo de adoção e a menina optar com quem quer ficar?

Grata.

A melhor resposta

Bom dia, Ivete,
O seu cão parece bem simples. O interesse da criança é que prevalece. E se a criança morou todo esse tempo com você, a guarda de fato já se opera, bastaria confirmá-la judicialmente.
Assim, a guarda pode ser requerida ao juízo do local onde a menor tem domicílio, devendo você fazer prova do alegado, bem como solicitar a oitiva da criança.
A adoção é um processo mais complicado. Estaria condicionada à destituição do poder familiar dos pais, caso fosse comprovado que eles não cumpriram seus deveres familiares em relação à criança.
Sugiro ingressar com a ação de guarda primeiro.
Ao dispor,
Mayra I. Santana
OAB/RJ 167679

Prezada Sra. Ivete, bom dia!

Pela situação exposta, entendemos que o primeiro passo será a busca no judiciário para guarda da menor.

Considerando o histórico de acompanhamento e a própria guarda propriamente dita da criança, bem como, tendo em vista que a criança já possui idade suficiente para expressar sua vontade, entendemos que não haveria maiores complicações para o processo de guarda.

Com relação ao processo de adoção, seria uma questão mais dificultosa e de maior tempo de discussão no judiciário.

Esperamos ter auxiliado na sua dúvida!

Atenciosamente,
Jeisemara Fernandes - Advogada
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Advogados especializados em Adoção

Ver mais advogados especializados em Adoção

Outras perguntas sobre Adoção