Como brasileiro assinei um contrato no México, posso cancelá-lo?

Feita por >Cláudio Cunha>. 25 nov 2014 Comércio internacional

Quando de férias em Cancun assinei um contrato de compra de um título de sócio de um hotel (Club Solaris), tipo tempo compartilhado. Paguei uma parte e devo pagar o resto em prestações. Posso cancelar minha participação como sócio, deixar de pagar legalmente o que falta e/ou reaver o valor pago?

Grato.

A melhor resposta

Claudio,

Cancun é um dos destinos turísticos mais famosos pela agressividade dos vendedores do chamado time sharing, que é exatamente a aquisição que você fez. Não sabemos quando foi a contratação, mas é importante que você leia as regras de cancelamento deste contrato e atente para o prazo nele concedido.

Caso este prazo inicial tenha decorrido e mesmo assim você tenha a intenção de rescindir esta contratação, ainda assim terá que seguir as regras e eventualmente perder o que tenha pago até então, uma vez que o questionamento jurídico em tese deve ser feito em solo mexicano, o que dificulta e torna oneroso qualquer ato neste sentido. Mas, atenção: mesmo que a intenção seja cancelar e perder o valor investido, deverá enviar uma carta à empresa, com comprovante de recebimento, o que poderá ser feito pelos próprios correios ou ainda, por FedEx, DHL ou outra empresa do gênero.

Outra sugestão é que o senhor se certifique se a empresa que lhe vendeu tem sede no Brasil, como por exemplo, a Royal Holiday. Caso haja algum representante no Brasil, a análise passa a ser totalmente diferente e então você poderá se utilizar dos benefícios da legislação brasileira, acionando o judiciário local, para eventualmente rescindir o contrato e reaver todo o valor pago e até mesmo uma eventual indenização por danos morais.

Espero ter contribuído para lhe esclarecer e permaneço à disposição para eventuais dúvidas.

Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezado Claudio, bom dia.

Temos visto alguns casos em nosso escritório dessa modalidade de contrato firmado no exterior, especialmente no México e da República Dominicana.

A rescisão de contrato, nesses casos, tem um prazo específico, que geralmente é curto, de 5 a 15 dias.

Em algumas hipóteses, quando o hotel possui algum representante em solo brasileiro, temos entendido como viável a rescisão do contrato, mas, caso contrário, a rescisão do contrato deverá ser realizada sob a jurisdição do país estrangeiro.

Essas são informações genéricas. Mas, será necessário o Sr., munido do contrato, agendar um horário com um advogado especializado em direito internacional para avaliar melhor a sua questão e lhe dar um parecer a respeito.

Quaisquer esclarecimentos adicionais colocamo-nos à disposição.

Att.
Bender e Fernandes Advogados

Anônimo-221050 Advogado em Curitiba

57 respostas

Advogados especializados em Comércio internacional

Ver mais advogados especializados em Comércio internacional

Outras perguntas sobre Comércio internacional