Como comprovar rendimentos de autônomo

Feita por >Leila>. 25 mai 2015 Pensão

Sou divorciada e na minuta do divórcio consta que meu ex marido deve pagar 25% dos rendimentos líquidos de pensão, acontece que ele está trabalhando como autônomo e o mesmo decidiu por conta própria pagar um salário mínimo. Já tentei conversar várias vezes para aumentar o valor mas ele sempre vem com uma desculpa. Quer que eu faça uma planilha com os gastos do nosso filho.

Tem como comprovar os rendimentos dele como autônomo e revisar o valor da pensão?

A melhor resposta

Prezada Leila, tudo bem? Olha ele como autônomo não tem comprovação de renda onde a pensão incidiria no salario minimo, ocorre que o juiz através do pedido do seu advogado, poderá requerer o informe de rendimentos anual dele, bem como as movimentações bancárias, onde através disto poderia a pensão ser revista.
Espero ter ajudado.
Karoline Moura

Karoline Moura Andrade Advogado em Aracaju

9 respostas

Prezada Leila, pelo que entendi ele não está cumprindo com os 25%. Você pode pedir a diferença do combinado inicialmente; através de uma execução e deixar que ele peça a revisão dos valores assim ele terá que comprovar os rendimentos e você poderá contestar na hora oportuna. Estou à disposição.

Gâmba Advocacia & Consultoria Advogado em Passo Fundo

64 respostas

Tem como comprovar os rendimentos dele através dos movimentos das contas bancárias dele, aí sim poderá a pensão ser revista.

Adriano Martins de Sousa
OABDF46469

Adriano Martins de Sousa Advocacia & Consultoria Jurídica Advogado em Brasília

63 respostas

Boa tarde, Leila. Infelizmente é bem difícil, mas vai depender do acesso que você tem ao serviço dele.
Por exemplo, se ele for um carpinteiro e fez vários projetos e você conhece essas pessoas e eles se disponibilizam a comparecer em juízo para testemunhar. Isso seria uma prova.
Ou mesmo ele sendo autônomo, se os ganhos dele passarem por uma conta bancária. Aí teríamos como prova o extrato bancário.
Mas se você não tem acesso a nenhuma prova testemunhal ou documental dos recebimentos dele e se ele recebe diretamente dos clientes, sem passar por uma conta bancária, realmente não há meios de provas.

Obrigada.

Anônimo-249498 Advogado em Goiânia

14 respostas

Boa tarde, no seu caso poderá fazer uma Ação de Revisão dos Alimentos comprovando que o pai tem uma condição superior de renda do que informa. Para definir os alimentos, poderá solicitar no processo busca na Receita Federal e bancária.
Att.,
Luciana Guaragni Zanin - OAB/RS 52446

Luciana Guaragni Zanin Advogado em Porto Alegre

10 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão