Como conseguir adoção definitiva de criança que cuidamos desde o nascimento?

Feita por >Sampaio>. 26 jul 2016 Adoção

Eu e meu esposo estamos há três meses sendo cuidando de um bebê que a mãe deixou conosco logo após o nascimento. Ela é conhecida da minha tia e acabou entrando no mundo das drogas e prostituição. Tem mais três filhos, sendo que dois estão como outras pessoas e o terceiro com ela em um prostíbulo.

Eu e meu esposo estamos em processo de habilitação para adoção. Temos todos os laudos de aptos da psicóloga e assistente social do fórum, mas estamos há um ano nesse processo. Agora apareceu essa criança e a genitora fez três procurações nos dando plenos poderes com firma reconhecida e queremos regularizar essa situação na justiça. Queremos a guarda provisória para ficarmos mais tranquilos e podermos da toda assistência como plano de saúde e também podermos viajar com ele. Qual deve ser o caminho a seguir?

A melhor resposta

Prezada Sra,

Boa tarde,

Em um primeiro momento o interessante é realizar a notificação do Conselho Tutelar de sua cidade para obter a guarda provisória da criança. Logo após, ajuizar ação de guarda, seguida de adoção. O processo de adoção brasileiro costuma ser demorado e, as vezes, bastante burocrático.

Desta forma conseguindo a guarda da menor torna-se mais fácil realizar o procedimento de adoção posteriormente, vez que evita que a criança seja abrigada.

Att.

Pablo Ernesto Becker

Pablo Ernesto Becker Advocacia Advogado em Novo Hamburgo

17 respostas

Advogados especializados em Adoção

Ver mais advogados especializados em Adoção

Outras perguntas sobre Adoção