Como fica uma separação de quem não é casado no papel e tem três filhos?

Feita por >Francisco moura>. 14 mai 2020

Moramos juntos a 8 anos, temos três filhos ,mas não somos casados no papel, construímos durante esse período uma casa, fruto do meu trabalho ,ela no caso a mulher não trabalha ,porém estou disposto a dividir a casa, mas queria ficar com as crianças, uma menina de 7 anos ,um menino de 5 anos e outra menina de 3 anos?

A melhor resposta

Bom Dia Francisco, teria de se verificar e comprovar por documentos e testemunhas o período em que ficaram juntos, seja união estável ou dessa, convertendo em casamento, se for necessário, e depois em separação judicial, pois consequentemente esse pedido terão de ser feito judicialmente.

Além disso terá de ser analisado se existem bens, e quais fazem parte da partilha, conforme o regime de bens, que nesse caso poderá ser parcial, e realizar essa partilha judicialmente.

Já no caso das crianças, poderá ocorrer um acordo entre as partes, um no processo separado, para que seja analisado quem ficará com a guarda das crianças, se será unilateral ou compartilhada, e sendo unilateral, que ficará com o direito as visitas. Dependendo do resultado, terá de ser analisado a questão da pensão alimentícia ainda.

8951 respostas

Prezado, será necessário procurar um advogado e entrar com uma ação de reconhecimento e dissolução de união estável, e mesmo não sendo casados no papel, você tem os mesmos direitos de como se fossem e o regime de bens será de comunhão parcial, será dividido tudo aquilo que adquiriram após a união de vocês, mesmo que só um pagou pelo bem. E pode ser pedido também a guarda compartilhada ou unilateral.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida estamos à disposição.

Almeida Advocacia e Consultoria Advogado em Coronel Fabriciano