Como registrar um garoto como filho de pais que o criaram desde os 6 meses?

Feita por >dnfoz045>. 17 set 2023

Lucas é meu vizinho e amigo desde que me mudei para cá na vizinhança. Ele me contou recentemente que está sofrendo muito por causa de uma situação familiar complicada. Ele me revelou que é filho adotivo do seu tio paterno e da esposa dele, o Lucas sempre tratou ambos como pai e mãe. O pai biológico de Lucas sumiu e a mãe biológica, que é irmã do seu tio, o entregou para eles quando ele tinha apenas seis meses de idade, ambos nunca ajudaram o Lucas com nada, nem com pensão ou visitas. Lucas sempre soube que era adotado, mas nunca se importou com isso, pois amava seus pais de criação como se fossem seus pais de sangue. O problema é que eles nunca conseguiram formalizar a adoção de Lucas, por causa de dificuldades financeiras e de saúde, seu pai (Que na verdade é tio) faleceu há pouco tempo por causa de problemas com diabate, ele era cego e tinha muita dificuldades em resolver esses problemas, a sua mãe (Que é a de criação) também tem problemas series de saude e nunca conseguiu resolver nada também. Agora, Lucas quer realizar o grande sonho do seu pai (Tio) para conseguir registrar seus pais de criação como seus pais legais, pois na sua certidão e na sua identidade constam os nomes dos seus pais biológicos, sendo que ele nem conhece o pai e a mãe ele conhece, mas ela nem liga pra existencia dele. Ele quer honrar o desejo do seu pai/tio falecido e dar segurança jurídica para sua mãe, que pode precisar dele a qualquer momento. Ele me pediu ajuda para saber como ele pode fazer isso, pois não sabe por onde começar nem quais são os seus direitos.