Devo cancelar o passaporte?

Feita por >Alison Silva>. 4 out 2023

A mãe do meu filho pediu autorização para emissão de passaporte e viagem internacional para viajarem para Portugal. Moramos em cidades diferentes. A guarda ainda não foi regularizada. Autorizei a viagem. Logo após queria uma procuração pública para adm a vida da criança falando que iriam morar. Fui informado pelo cartório que não é possível fazer isso pois se trata de menor de idade, só judicialmente. Quando pedi os docs. Sobre ir legalmente mudaram de história falando que seria férias. Dias depois retornou com esse pedido de procuração falando que iriam passar por um período de adaptação lá. Acredito que estão indo ilegal por não compartilhar dados da viagem e pela insistência de uma procuração para adm a vida da criança em outro local. Qual seria a melhor saída, mandar cancelar o passaporte ou deixar viajar acreditando que será só férias?
Se entrarem ilegal qual seria minha responsabilidade juridicamente falando caso de algum problema lá?