Devo continuar pagando aluguel de loja comercial durante a quarentena?

Feita por >Salles Souza>. 14 mai 2020

Gostaria de saber o seguinte esclarecimento:

Tenho uma sala de aula Sublocado dentro de uma academia, onde presto serviços aos alunos que é da onde vem a renda para o pagamento do aluguel. Paramos a atividades no dia 15 de março e no dia 16 o decreto sobre o COVID-19 fechou a academia também. Os pagamentos são feitos via cheques pré-datados, no dia 25 de março, foi debitado o cheque referente ao mês de março. Porém em abril eles debitaram o cheque e como não está gerando renda o cheque voltou.
Entrei em contato com a direção e eles falaram que não conseguem resolver nada na quarentena. Então a cada mês vai vir o cheque e voltar por conta de não ter dinheiro.

Gostaria de saber se posso cancelar meu contrato de aluguel pelo período de quarentena?
E sou obrigado a pagar esse cheque que voltou desse mês e devo continuar a pagar os restante dos meses que tivermos em quarentena?
E posso cancelar os cheques futuros via banco, tem algum problema jurídico nisso?

Desde já obrigado

A melhor resposta

Caro Salles, você tem um bom motivo para pedir uma redução ou mesmo suspensão do aluguel. Essa negociação deve ocorrer primeiramente na via extrajudicial. A posição do locador de não atendê-lo durante a quarentena é inadmissível. Se persistir, somente pela via judicial será possível resolver a questão. É importante você ter registro das conversas com o locador para demonstrar que não está lhe atendendo para tratar da situação. Fico à disposição.

Anônimo-373117 Advogado em Porto Alegre

30 respostas

Te aconselho a procurar o dono da academia, da qual você sub-loca o espaço e expor a ele a situação pela qual o mundo está passando e pedir uma redução do valor.

J. C. Braga Advocacia Advogado em Guaratinguetá

5 respostas

Bom dia! E um momento de acordo sobre ações na sua atuação comercial Se por acaso o cliente continuar a trabalhar, pode sim continuar pagando ou pedir uma redução correspondente a algum indice existente, ou se fechar seu comércio, pode via imobiliária ou direto com o proprietário negociar até a isenção durante esta crise.

Silveira Dias Advogados Advogado em Porto Alegre