Devo entrar com uma ação contra o Facebook?

Feita por >Kairo>. 15 mai 2020

Eu trabalho com Marketing Digital e esse ano comecei a fazer anúncios através do Gerenciador de Negócios do Facebook. Fiz poucos anúncios e minha conta foi desativada, sem motivo nenhum... mas o problema não é esse, eu desisti de questionar essa questão, o Facebook é simplesmente ridículo.

O problema é que minha conta foi desativada com dinheiro dentro dela para rodar anúncios, ou seja, o dinheiro tá parado e bloqueado na minha conta desativada. Não posso anunciar e não consigo o reembolso do meu dinheiro, é aqui que se encontra o grande problema. Estou há meses em contato com o Facebook por e-mail, pq nem um canal de comunicação/suporte online existe aqui no Brasil. E eu só consegui um contato por e-mail pq fiz uma reclamação no Reclame Aqui.

O atendente Paulo entrou em contato comigo pedindo várias informações e dados pessoais, me enviou um documento para preencher com dados bancários, CPF, endereço e tudo mais... E ainda está solicitando dados inviáveis para mim enviar. Preciso enviar uma "captura de tela do Internet Banking, Extrato, cheque ou carta de abertura de conta (que pode ser solicitada ao gerente) que contenha TODAS as seguintes informações em UM ÚNICO DOCUMENTO: Meu nome, CPF, nome do banco e número da conta bancária."

Já informei que através do Internet Banking não existe essa informação em uma única parte para mim tirar print e sair em uma única imagem. Querem que eu vá até a agência para falar com o gerente e solicitar uma carta de abertura de conta, ou seja, esperar durante horas na agência em época de pandemia e quarentena para pegar algo simplesmente ridículo, pq eu já enviei todas informações necessárias, inclusive acho que até mais do que devia. Pq querem TODOS os meus dados? Pq foi solicitado praticamente tudo. Uma falta de respeito imensa!

Para completar querem também o boleto gerado quando coloquei dinheiro no Gerenciador de Anúncios. Eu tenho a cópia no meu e-mail mas não abre, parece que expirou. E aí, eles querem que eu entre em contato com a empresa Adyen que emite os boletos do Facebook para solicitar uma cópia do boleto. A empresa tem relação com eles, não comigo, mas eu que devo correr atrás desse boleto?

Já perdi tempo demais em pesquisas, em troca de e-mails e tudo mais para tentar receber minha grana e até agora nada, sempre solicitam algo a mais. E tudo isso para ir para análise da equipe financeira do Facebook, ou seja, não é algo certo.

Devo entrar com uma ação contra o Facebook? Pensei em uma notificação extrajudicial também. É possível? Mas eu prefiro mesmo processar o Facebook pela falta de respeito imensa. Conta desativada sem justificativa, alguns meses tentando receber o reembolso, vários dados pessoais solicitados, querem que eu vá em agência em época de pandemia, não encontrei em lugar nenhum a política de reembolso do Facebook relacionada a anúncios... O que eu faço?

A melhor resposta

Bom Dia Kairo, considerando o que descreveu é cabível ação judicial. Para maiores informações, favor, entrar em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba