Devo entrar na justiça contra a empresa que me demitiu?

Feita por >Emanuel>. 23 abr 2024

Me candidatei a uma vaga na empresa com determinada função e quando fui contratado me resgistraram em função semelhante. Segundo eles não havia o cargo em questão na unidade. (salário acertado e benefícios eram os mesmos), até não me importei, pois estava empregado.
Passado dois meses eu sofri um acidente em altura e tive uma fratura e membro superior, necessitando de cirurgia (o plano e a empresa cobriram tudo), fiquei 15 dias de atestado mas, fizeram um termo para eu não me afastar e continuar fazendo serviços que eu poderia atuar. Eu aceitei. Fiz fisioterapia, tudo certinho e tratei a lesão e recuperei 100%.
Após 10 meses comecei a ter problemas psicológicos, ansiedade e depressão, e começou afetar meu desempenho no trabalho. Procurei o médico do trabalho da empresa e junto com meu coordenador me deu um atestado de 7 dias com a condição que consultasse com um psiquiatra.
Fiz a consulta o médico me deu uma atestado de 15 dias, o que invalidou o anterior e quando voltei fui demitido.
A justificativa foi que a minha função não era necessária para aquela unidade e eles estavam cortando 20% do efetivo.
No começo me senti aliviado pois pagaram tudo certinho.
Hoje após 10 meses me sinto um pouco prejudicado com isso. E gostaria de saber o que dá para ser feito nesse caso?