Dificuldade de citação e reembolso parcial de honorários

Feita por >Fernando>. 20 set 2019 Acompanhamento de processos

Boa tarde! Meu advogado, há 1 ano e 7 meses, entrou com duas ações: contra um motorista argentino (acidente de veículo) e contra uma empreiteira (defeitos e atraso na reforma de imóvel) que tinha sede em outro Estado, mas não conseguiu citá-los e está muito desanimado, dizendo que temos que conversar para redirecionar a situação. Os honorários foram por mim pagos, além dos valores extras para diligência e, aparentemente, o advogado está agindo corretamente na questão processual. No contrato com o advogado há uma cláusula que relata que se houver dificuldade na localização dos réus, este instrumento poderá ser revisto sobretudo quanto à remuneração do trabalho e tempo de duração. Já conversei com ele sobre isso, mas o mesmo mostrou resistência dizendo que suas despesas extrapolaram. Como devo proceder no trato com o advogado: 1) Espero que o advogado decida sobre o fim das ações (ou eu mesmo devo tomar essa iniciativa) e antes de pegar as procurações de volta, tento negociar um acordo para reembolso parcial do valor pago? 2) Se não houver acordo, é viável entrar com uma ação para ressarcir parte do valor ou é melhor se conformar com mais prejuízo? Grato pela atenção.

A melhor resposta

Boa Tarde Fernando, depende, fora os valores firmados entre as partes, ou seja, um pagamento específico por cada mês, ou ao final do processo, outras despesas, como as diligências realizadas, poderão ser cobradas do(a) cliente, e nesses casos não cabe reembolso.

Em relação ao contrato de honorários, não significa que deva haver o ressarcimento, significa que a revisão pode ocorrer de não cobrar o restante do valor, solicitar a desistência de ambas as ações, entre outros casos. Contudo se foi firmado entre as partes algum tipo de reembolso, deve ser o que foi acordado entre vocês.

Para solicitar pessoalmente ou judicialmente um reembolso, você deve comprovar que existe previsão em contrato, caso contrário, poderá não conseguir ser ressarcido, e em caso de ação judicial, perder a ação.

8951 respostas

Advogados especializados em Acompanhamento de processos

Ver mais advogados especializados em Acompanhamento de processos

Outras perguntas sobre Acompanhamento de processos