Direito adquirido: sexta-parte, vantagem pecuniária

Feita por >JUSCELINO BATISTA BRITO>. 3 nov 2020 Carteira de trabalho

Boas tardes, senhores!
Sou servidor público municipal desde 01.02.1994. Fiz concurso em 29.12.1994 e pelas regras anteriores da CF/88, eu tomei posse do cargo que exerço até hoje em 30.12.1996. Faz vinte e seis anos e nove meses que sou servidor público municipal, mas apenas vinte e cinco anos de efetivo exercício. No Estatuto anterior dos Servidores Municipais, criado pela Lei 225, de 17 de fevereiro de 1975, reza o seguinte: artigo 167, § 1º - O servidor fará jus à sexta-parte dos vencimentos ou remuneração ao completar 25 (vinte e cinco) anos de serviço público municipal, a qual será calculada sobre a remuneração. A sexta-parte referida no parágrafo anterior incorporar-se-ão aos vencimentos para todos os efeitos e serão pagos juntamente com eles ou com a remuneração. Pois bem. Em 29.12.2019 eu completei esses 25 (vinte anos) como concursado e efetivado no cargo (Secretário do Alistamento Militar - cargo Isolado). Acontece que em 09.01.2020, foi aprovado pelo Legislativo e promulgado pelo Executivo, através da Lei Complementar nº 002, de 09 de Janeiro de 2020, o novo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais local que em seu artigo 242 diz o seguinte: “Ficam extintos todos os direitos e as vantagens, pecuniários ou de outra natureza, que não tenham sido previstos nesta Lei, assegurado o direito adquirido”.
Art. 244 - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições contrárias, especialmente a Lei Municipal no. 225, de 17 de fevereiro de 1.975.
Art. 5º, nº XXXVI, da CF/88, diz o seguinte: a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.
A pergunta que não quer calar: mesmo sabendo que o STF já sentenciou que não há direito adquirido no regime estatutário, tenho alguma chance de receber essa sexta-parte? Em 29.12.2019, adquiri esse direito, mas em 09.01.2020, perdi esse direito. Quer dizer: Por que o responsável pelo Departamento de Recursos humanos (DRH), entre 29.12.2019 até 08.01.2020, não fez prevalecer esse meu direito predisposto na Lei 225, de 17 de fevereiro de 1975? Faz 9 (nove) anos que estou sem nenhum acréscimo salarial. Mesmo com a criação também do novo Plano de Cargo e Salários, não fui contemplado, embora a maioria dos servidores tenha sido contemplada.
Repito: tenho alguma chance de cobrar judicialmente essa demanda?
Cordialmente!

A melhor resposta

Escritório de Advocacia Belo Horizonte/MG - Orzil e Marçal Advogados Associados.

Juscelino, tudo bem ?

Juscelino, inicialmente é preciso esclarecer que para você ter o direito adquirido deve se observar todos os requisitos e suas adequações ao caso concreto, ou seja, o direito é adquirido quando não há divergências legais e fáticas ao seu caso.

Em relação à primeira pergunta: " A pergunta que não quer calar: mesmo sabendo que o STF já sentenciou que não há direito adquirido no regime estatutário, tenho alguma chance de receber essa sexta-parte? "

A decisão do STF é um parâmetro para outas decisão, o que pode ocorrer mudança ao longo do tempo, assim sendo, você sim ter o seu direito reconhecido.

Segunda pergunta: "Em 29.12.2019, adquiri esse direito, mas em 09.01.2020, perdi esse direito. Quer dizer: Por que o responsável pelo Departamento de Recursos humanos (DRH), entre 29.12.2019 até 08.01.2020, não fez prevalecer esse meu direito predisposto na Lei 225, de 17 de fevereiro de 1975? "

Juscelino, no período que você citou aparentemente você possui o direito adquirido, devendo sim ser reconhecido os reajustes e complementações salarias.

Terceira pergunta: "Faz 9 (nove) anos que estou sem nenhum acréscimo salarial. Mesmo com a criação também do novo Plano de Cargo e Salários, não fui contemplado, embora a maioria dos servidores tenha sido contemplada.
Repito: tenho alguma chance de cobrar judicialmente essa demanda? "

Juscelino, como é do seu conhecimento, para servidores públicos não há equiparação salarial, no entanto, os acréscimos devidos deve ser observado o plano estatutário para que surta seus efeitos na sua folha salarial.

Juscelino, estou à sua disposição para melhor garantir seus direitos.

Att, Dr. Fausto Orzil.

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte

202 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho