Dúvida sobre auxílio a soropositivos

Feita por >Adilson>. 28 out 2015

Boa noite, descobri que tenho HIV em 2012, eu não trabalho de carteira assinada, tenho 42 anos. Eu posso pedir algum auxilio para o governo, eu trabalhei de 2005 até 2013 de carteira assinada.

A melhor resposta

Boa tarde! O Senhor pode requerer o benefício auxílio doença, já que pelo vínculo de trabalho que teve pode ser que ainda esteja segurado, pq os benefícios do INSS é para quem contribuiu para o INSS, dessa forma ligue de um telefone fixo para 135 e agende o dia do seu atendimento no INSS e leve seus documentos. Por outro lado, se não conseguir dessa forma, pessoas que são acomeditadas pelo HIV, podem tem acesso aos benefícios do INSS em razão do agravamento da doenças por enfermidades secundárias, por exemplo, um tumor, tuberculose, etc. O senhor vai requerer o benefício e o perito irá associar sua enfermidade e o agravamento dela, a uma incapacidade temporária para a função anteriormente exercida o que poderá conceder o benefício que pode ser renovado indefinidamente. Ligue p o INSS no 135 e agende seu atendimento de posse de sua CTPS, RG, CPF, comprovantes de residência, CTPS, e exames e relatórios médicos. Sucesso!

Mandias Advocacia Advogado em Candeias

39 respostas

Boa tarde senhor Adilson,
Pode pedir o auxílio doença, que independe se já tenha contribuído ou não para previdência social. Leve a agência da previdência social de onde reside o laudo do seu médico falando que o senhor é portador da doença. Provavelmente vão marcar uma perícia para confirmar a informação para que o senhor seja beneficiário do auxílio doença. Caso se neguem, procure um advogado ou a Defensoria Pública.

Esperamos ter sanado sua dúvida.

DANIEL PORTO ADVOGADOS ASSOCIADOS

Talita Pontes
Analista Judiciária

Daniel Porto Advogados Associados Advogado em Brasília