Dúvida sobre direito previdenciário

Feita por >silas santos de azevedo>. 22 jun 2015

Olá, bom dia!

Gostaria que se possível os senhores me orientassem a respeito de uma solicitação feita por mim ao INSS. Fiquei vinculado a uma empresa durante 12 anos, acontece que de todo esse tempo em que tive vínculo com esta empresa fiquei afastado pelo INSS 8 anos. Agora sou funcionário publico, ao pedir a certidão de tempo de contribuição para averbação no regime de previdência atual, a atendente do INSS disse que esses 8 anos em que fiquei afastado não entram como período contribuído, porque segundo ela, durante esse período em que fiquei afastado, a empresa faliu e a baixa na carteira foi dada judicialmente, sendo assim não foi possível o retorno ao trabalho após receber alta do INSS. A baixa na carteira está datada com o dia em que recebi alta do INSS, a questão é a seguinte: esses oito anos em que fui segurado não entram na soma do tempo para uma futura aposentadoria? O que diz a lei? Não seria o caso de eles certificarem usando o termo segurado ao invés de tempo contribuído ou neste caso cabe uma ação para que eles certifiquem esses anos?

Muito obrigado.

A melhor resposta

Prezado Silas,

Bom Dia!

Em atenção ao seu caso informo que este período somará tempo de contribuição e dependendo do Instituto usará os valores para se fazer a média de sua futura aposentadoria.
Quando o afastamento é intercalado por tempos de contribuição/trabalho, o período de afastamento conta para efeito de tempo na aposentadoria.
Para maiores esclarecimentos necessário ver a documentação.
Estou à sua disposição.
Atenciosamente,
Dr. Fábio Oliver.

Advocacia Fábio Lucas Faria Oliver Advogado em Uberaba

1 resposta