Dúvida sobre dívida de IPTU em terreno não desmembrado

Feita por >Bartolomeu Nunes>. 22 dez 2022

Prezados, possuo residência em terreno não regularizado (sem planta/escritura), meu pai tem um registro de posse deste terreno, não a escritura, terreno de 45x45ms, dividido em lotes de 5 metros, com 5 famílias distintas. Ano passado recebemos IPTUs reajustados dos últimos 5 anos, num valor exorbitante, como se neste terreno houvesse apenas uma construção/um único terreno(aparentemente a prefeitura recalculou a área construída e entendeu que se trata de uma única residência com mil metros quadrados de área).
Pagamos todos das famílias e buscamos orientação, das 5 famílias 3 conseguiram desmembrar o IPTU (não o terreno), mas 2 continuam dividindo o mesmo IPTU, todos recebemos novos boletos dos últimos 5 anos com valores reajustados as respectivas áreas(e orientações para pedir ressarcimento do valor anteriormente pago), a minha dúvida é:
Caso alguma dessas famílias não pague seu IPTU (lembrando que são os 5 anos que foram cobrados) a responsabilidade pela dívida recai pelo responsável de cada parte desmembrada ou cai sobre meu pai que tem a posse do terreno? em caso de ação de cobrança da prefeitura quem teria que pagar/ter seus bens confiscados?