Dúvida sobre pagamentos de honorários

Feita por >Hugo carvalho>. 13 dez 2018 Acompanhamento de processos

Entramos com uma ação, contra o plano de saude.
Saindo a sentença indenizatória: pagamento dos honorários do advogado e o nosso pagamento.
Além dos honorários o advogado esta cobrando 20% do valor que recebemos.
Isso é devido.

A melhor resposta

Bom dia, depende de que tipo de honorários seriam esses, e quais foram pagos após a sentença. Só estará correto se os honorários da sentença forem os sucumbenciais, e nesse caso ele estaria cobrado os previstos em contrato firmado com você, o sucumbencial é previsto em lei, é seria como um bônus, mas isso só ocorrer quando não se defere justiça gratuita.

Não sendo o caso, ele deverá comprovar ou demonstrar o motivo para cobrar tal porcentagem.

8951 respostas

Boa noite!
Quando se contrata um advogado é realizado um contrato de prestação de serviços, onde neste documento é formalizado o elo entre o cliente e o advogado, nele contém uma cláusula de pagamento de honorários contratuais, ex: 20%, 30% do valor da ação ou um valor já fixado. Ou seja, este valor quem paga é você (do seu bolso).
Já no processo (juiz que dar), existe um pagamento de honorários de sucumbências, este depende dos valores que as partes perderam. Ex: joao entrou com um processo com 4 pedidos no valor da ação de 10.000,00, contra jose. todavia, no final do processo o juiz na sentença somente deu 4.000,oo para joao, ou seja, ele perdeu 6.000,00, na sentença o juiz condenou jose e joao ao pagamento de 10% de honorários de sucumbência (joao vai ter que pagar 600 reais ao advogado de jose, e jose vai ter que pagar 400,00 ao advogado de joao).
Portanto, os honorarios contratuais sao diferentes do honorarios sucumbenciais. Assim a resposta da sua pergunta é que está correto o advogado te cobrar.

Advogado Alberto Caldeira Advogado em Porto Velho

100 respostas

Sim, está correto

APM Advogados Advogado em Jaú

255 respostas

Advogados especializados em Acompanhamento de processos

Ver mais advogados especializados em Acompanhamento de processos

Outras perguntas sobre Acompanhamento de processos