Dúvidas sobre corretagem imobiliária

Feita por >Rafael Carvalho>. 25 out 2019 Direito imobiliário

Trabalhei em uma imobiliária durante um ano e meio e durante esse período fiz diversas captações de imóveis, a maior parte delas com contrato de exclusividade.
Após esses 18 meses me desliguei da imobiliária e comecei a atuar de forma autônoma.
Descobri através de um cliente proprietário (apresentado e levado para imobiliária na época em que atuei nela) que a imobiliária entrou em contato diretamente com ele e apresentou uma proposta de um interessado na aquisição do imóvel. Obs: nesse momento o contrato de exclusividade já havia encerrado há 60 dias aproximadamente.
Vale salientar que fiz todo atendimento e captação desse cliente proprietário, com avaliação de mercado para definir valor de venda, contrato de exclusividade , acompanhamento até o encerramento do contrato e cadastro no sistema da imobiliária. Sem o contrato e os dados cadastrais a imobiliária não teria acesso direto a esse cliente.
Fiquei com dúvidas e resolvi fazer essa postagem para ouvir colegas da área imobiliária e jurídica. Acredito que é uma situação que pode acontecer com vários profissionais da área imobiliária e esclarecer é sempre o melhor caminho.
1) A comissão nessa situação seria justa já que eu apresentei o cliente proprietário para imobiliária?
2) Se sim, qual seria o percentual devido se imaginarmos uma comissão de 5% ?
3) Por uma questão de ética a imobiliária deveria ter me envolvido na negociação já que o proprietário foi apresentado a ela por mim?
Desde já agradeço o espaço e espero ter estimulado à reflexão do assunto.

A melhor resposta

Boa noite. Normalmente as imobiliárias trabalham com uma taxa ou valor fixo de captação a ser paga ao corretor. Precisaria verificar principalmente se houve alguma negociação entre vocês neste sentido e se existe algum contrato de prestação de serviços entre você e a imobiliária.
Acredito que, caso consiga comprovar o trabalho efetivado conforme informou, seja possível ingressar com ação para receber a corretagem proporcional sim.

Quelhas Advocacia & Assessoria Advogado em São Bernardo do Campo

10 respostas

Olá! Segue as respostas em ordem;
1)Se no contrato de exclusividade consta cláusula de fidelidade posterior sim
2) O percentual deve seguir o que previamente foi acordado em contrato.
3) Deve ser analisado o contrato para tratar de assuntos inerentes a infidelidade de patrocínio.
Att

Girleia Figueredo de Souza Barbosa Advogada Advogado em Contagem

1 resposta

Boa Tarde Rafael, tudo bem? Considerando apenas o relatado, teria direito à comissão, sendo cabível a ação de cobrança de comissão de corretagem. Caso necessite de mais esclarecimentos ou parecer jurídico mais apurado, favor, entrar em contato. Grata

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário