É possível retirar o sobrenome paterno?

Feita por >Bruna>. 6 nov 2017 Direito civil

Bom dia. Gostaria de retirar o sobrenome de meu pai, por dois motivos: sofro com piadas devido a junção dos sobrenomes materno e paterno, e porque não possuo nenhum vínculo/contato com meu pai tem cerca de uns 2 anos e meio. Ele cessou o pagamento de pensão em julho de 2014, quando completei 18 anos, e ainda não havia concluído o ensino médio/técnico. Não recorri a pensão deste período (julho a dezembro) para evitar "dores de cabeça". Porém, tenho uma doença crônica, da qual o sus até então não cobria meus exames (que são periódicos), nem a medicação que é de uso diário, e quando necessitei de ajuda, ele veio a negar, inclusive ofendendo a mim e minha mãe, alegando que nunca teve certeza de que era mesmo sua filha. Ele reside em uma cidade que fica a 450 km de onde moro, tenho 21 anos, ele nunca veio me visitar, somente eu ia para lá vê-lo. Sugeri exame de DNA quando fosse a cidade que ele mora, visitar familiares maternos, disse que se não fosse filha dele pagaria o exame e devolveria o dinheiro de pensão nem que levasse anos para isso, e ele respondeu que agora não adiantava mais fazer, e algum tempo depois veio a me bloquear em redes sociais. Tenho ciência de que o nome dele não pode ser retirado de meus documentos, mas é possível retirar seu sobrenome de meu nome? Se sim, é um processo demorado? Como funciona? Gostaria de ficar somente com o sobrenome de minha mãe, que foi quem me criou.

A melhor resposta

Olá, Bruna. Boa noite. Sim, é possível uma retificação de registro. No mais, quanto à questão da pensão, é um procedimento muito simples, execução. Onde não há sequer audiência, a priori. Ele não deveria ter deixado de pagar sem que ingressasse com uma exoneração de alimentos, mesmo você atingindo a maioridade. Para melhor esclarecer, entre em contato

Carol Paiva Advogada Advogado em Cuiabá

72 respostas

Advogados especializados em Direito civil

Ver mais advogados especializados em Direito civil

Outras perguntas sobre Direito civil