Existe culpa na omissão de requerer pensão?

Feita por >Claudia>. 1 out 2017 Pensão

Tive um relacionamento com uma pessoa que sumiu quando descobri a minha gravidez. Como a gestação era de alto risco optei por continuar a gravidez sozinha. Tive depressão pós parto mas sempre trabalhei para sustentá-la. Sempre o mantive informado do meu endereço e sobre a vida da minha filha, porém ele nem chegou a restrá-la e nunca ajudou em nada alegando não ter condiçoes. Mas o pior pra mim era o fato de não haver sentimento nenhum pelo serhumano, no caso a própria filha. Gostaria de saber se existe algum tipo de omissão da minha parte e sobre os direitos dela?

A melhor resposta

Prezada Cláudia,
Boa noite.

Sua filha tem todo o direito à pensão e ser registrada pelo pai.

No caso, podemos acioná-lo judicialmente para que a criança seja registrada e para que ele arque com os alimentos, ainda que alegue que "não está trabalhando ou que está passando por momentos financeiros difíceis".

Outra situação é que ele também pode ser acionado judicialmente para reparar os danos pelo abandono moral e afetivo.

Caso deseje, podemos agendar um horário para conversarmos melhor.
Att.,
Fernanda Guterres.

Fernanda Guterres Advocacia Advogado em Brasília

14 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão