Existe ligação entre os processos ou tenho que resolver a parte?

Feita por >Valeria>. 11 ago 2015

Bom dia,

O pai do meu filho disse que vai entrar na justiça para ter o direito de pegar o neném aos finais de semana, porém ele não paga pensão corretamente, gostaria de saber se ao entrar na justiça e conseguir o direito de pegá-lo automaticamente também vai ser estipulado valor e data para regularizar a pensão? Ou eu tenho que entrar com pedido de pensão também? Eu não o deixo pegar o nenem porque ele não paga a pensão e eu não acho justo, mas se a justiça determinar valor e data e ele cumprir , eu não me oponho. Por favor me tirem essa dúvida. Obrigado

A melhor resposta

Tudo vai ser discutido no mesmo processo e você precisa levar essa situação ao juiz através de provas.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

Os juízes das Varas de Família geralmente regulamentam tudo, alimentos, guarda e visitas. Dificilmente deixam os processos individuais pois geral mais demandas e trabalho. Dá pra regulamentar guarda, fixar alimentos e regulamentar visitas. Óbvio que você não pode proibir o exercício de visitas do pai aos filhos pois estaria cerceando um direito das crianças. Quem tem a guarda tem também a responsabilidade de defender os direitos do menor, neste caso, de convívio com o pai. Assim, melhor executar alimentos pendentes e continuar a permitir contato entre pai e filhos. Sou advogada e professora universitária.

Advocacia Rosane Martins Advogado em Blumenau

2 respostas

Boa noite

São dois processos à parte: Um se refere a ação de alimentos e o outro a ação de regulamentação de visitas.

Assim, o fato do pai não prestar alimentos não impedirá que ele regularize as visitas do menor na justiça.

Um detalhe: quando as crianças são muito pequenas, a mãe poder';a requerer na ação de regulamentação de visitas que as visitas sejam monitoradas com a presença de uma pessoa de confiança dela, ou que o pai veja a criança na presença da mãe.
Há casos que quando o filho é ainda um bebe, este não durma fora da presença da mãe.

Claro, que esses pedido em relação ao bebê, será avaliado pelo Juiz e por uma assistente social judiciária. Cada caso é um caso

Espeo que tenha esclarecido

RITA VILAS FERNANDES

advogada em Niterói

Rita Fernandes Advocacia Advogado em Niterói

2 respostas

Bom dia. As duas ações podem ocorrer juntas ou em separado. Caso ele tenha ingressado apenas com a ação de regulamentação, caberá a senhora contestar e fazer a contraproposta das cláusulas de visitação, e a pensão será tratada em apartado.

Atenciosamente,
Prata e Santana advogados

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

Boa noite,

Prezada, as ações podem ser interpostas concomitantemente, ou em apartado. Você tem que verificar, Se ele interpôs ação de regulamentação de visitas junto com a de alimentos. Se ele tiver entrado só com a de regulamentação, você terá que entrar com a de alimentos.

Ana Paula M. Moraes Advogado em Saquarema