Filho de 16 anos pode escolher com quem quer morar?

Feita por >Cleonice>. 27 abr 2015 Guarda compartillhada

Meu filho de 16 anos fica lá e cá, uns dias em casa e outros na casa do pai. Como ele repetiu o ano, eu deixei sem internet, sem sair, só sai se for comigo ou alguém da minha família, mas com amigos não estava deixando sair. Não quer saber de trabalhar, estava fazendo estágio remunerado, mas saiu. Ele disse que queria morar com o pai, porque lá ninguém pega no pé dele, nem o pai e nem os avôs, o pai deixa ele dirigir, deixa sair com os amigos, o pai vai para a casa da namorada sexta e só volta sábado ou domingo, e o menino fica à vontade, a avó já é idosa, não consegue contê-lo, lá ele tem internet livre, o pai não olha os cadernos, faz 5 anos que me separei, ele só foi em uma reunião escolar, porque eu não pude ir, nesses 5 anos.

Além de eu ter descoberto que ele estava usando cigarros de maconha, próximo à casa do pai, bem embaixo do nariz dele. Às vezes ele faz chantagem, fica com joguinho de deixar um contra o outro e de achar que tem direitos, até mesmo de eu pegar a parte dele da pensão e dar na mão dele. Se for preciso ir ao fórum, como devo proceder?

Quais argumentos posso utilizar para resolver isso? Sem ser muito desgastante, porque já me desgastei muito com isso. Tenho chance de o juiz não autorizar ele a morar com o pai? Agradeço a atenção desde já.

A melhor resposta

Aos 12 anos, ele já pode escolher com quem morar. Aos 16 já tem direito a pedir pensão. A união dos pais e dos avós é bom para amenizar a situação de drogas. Porem limitar um adolescente com 16 anos é meio que nadar contra a maré. Se aos 16 anos, ele tem esse comportamento, alguém pensou tarde demais! O diálogo, compreensão é a única solução. O amor também.

Olá pessoal, eu tenho a guarda dele, mas por ele já ter 16 anos, ele mesmo diz que escolhe onde quer ficar, tenho outro de 9 anos, do mesmo pai. Ele paga uma pensão de 16% porque tem outro filho de um relacionamento anterior ao meu, hoje esse filho tem 19 anos, não sei se posso pedir revisão de pensão. Mas o meu de 16 sempre que fica mais dias com o pai, o pai me pede para devolver a metade desses 16%. Sendo que só a escola do de 9 anos eu pago R$ 340 que já é quase o valor todo da pensão, ele paga R$ 380 de pensão. Sinceramente, tenho até receio de pegar um juiz e promotor que não investiguem, pois de provas eu tenho das coisas erradas que andava fazendo perto da casa do pai e quando estava lá. Pois a advogada do pai pode orientá-lo a requerer guarda compartilhada, só para não ter que pagar mais nada. Agradeço a atenção de todos, muito obrigada.

Boa tarde,
Devido a idade de seu filho será mais complicado exigir que ele fique somente sob sua guarda, mas você pode ingressar com ação pedindo para a guarda seja sua e impedindo que seu filho fique por muito tempo com o pai. Vai depender muito do juiz.
Abraços

Fernandes Mazeto Advocacia Advogado em Uberaba

38 respostas

Prezada Cleonice, infelizmente não há como resolver a situação sem desgaste. Terás que enfrentar a barra. Justamente tudo isso que estás colocando são as maiores razões para você tentar dar um final de orientação ao seu filho. Irá depender muito da disposição dos operadores, juiz e promotor, onde cair esse processo. Desejo-te sorte. Abs Prof. Padilla
1 MMM um Mundo Muito Melhor só depende de sermos o exemplo!

Luiz Roberto Nuñes Padilla Advogado em Porto Alegre

1 resposta

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada