Fui enganada em um contrato verbal de locação, posso entrar na justiça?

Feita por >sarah>. 24 mar 2020

Prezados (as),

Ao alugar o apartamento, conversei com o proprietário sobre duas questões que para mim são fundamentais para alugar uma moradia. Expliquei que, por ser mulher e morar sozinha, faria questão de um apartamento que me passasse a sensação de segurança, para isso, por ser um apartamento em um lote em que não há portaria, mas que todos os condôminos são responsáveis por manter o lote fechado, ele me garantiu que não haveria problemas porque os inquilinos mantêm o portão fechado. Outra questão que comentei foi sobre a questão do barulho, pois sou estudante de pós graduação e necessito de silêncio para estudar e, também, privacidade. Fui muito enfática com o proprietário sobre essas questões e ele me afirmou que eu não teria problemas com isso. Ficamos acordados do dia 08 ser o dia de referência do aluguel. Para garantir o aluguel, acordamos o pagamento proporcional do dia que entrei, dia 14 até dia 08 do mês subsequente. Passado um dia no apartamento, quando comecei a fazer a mudança, percebi que o ambiente não me oferecia segurança e era barulhento. Em tempos de isolamento, alguns inquilinos e pessoas de fora estavam escutando música alta, bebendo e utilizando o espaço da escadaria logo após a entrada, deixando o lote vulnerável por estar aberto, e a ambiência com som alto. Neste sentido, vi que o apartamento não me oferecia as reais condições que exigi e estabelecemos no acordo verbal. O contrato físico seria assinado no próximo dia 08, pois ele é de outro município e não estaria aqui no decorrer do presente mês. Me senti enganada pelo proprietário e desisti da locação, ele falou que não me pagaria o valor que paguei, mesmo enfatizando que o acordo não foi respeitado por ele.. Neste sentido, gostaria de saber se tenho direito de reaver o valor de um mês que foi pago, considerando que ele mentiu a respeito das condições do imóvel. O apartamento é alugado direto com o proprietário, no lote há uma construção adaptadas para as kitnetes. Desde já, agradeço a atenção!