Gostaria de saber se minha filha tem direito ao um reajuste de pensão

Feita por >natalia>. 10 nov 2014 Pensão

Tenho uma filha de 8 anos, meu ex paga R$ 300 de pensão já há uns 4 anos e não me ajuda mais em nada, e quando peço para ele no final do ano me ajudar um pouco mais é uma briga. Não coloquei ele na Justiça, pois sempre que falo em fazer ele me ameaça dizendo que se eu entrar na Justiça ele vai conseguir baixar o valor de R$ 300 para mais da metade. Gostaria de saber como faço para ele me ajudar mais.

A melhor resposta

Bom dia, Natalia!
Aconselho você a contratar um advogado e ingressar com uma ação de alimentos, para que o juízo arbitre o valor a ser pago pelo seu ex-marido. Esta é a única forma de conseguir que a pensão tenha um valor maior do que o atual.

Note-se que, para a fixação da pensão alimentícia, o julgador levará em consideração não só as despesas com a criança, mas também o poder econômico de seu ex-marido - lembrando que também é sua responsabilidade arcar com as despesas de sua filha.

Cordialmente,
Dr. David Marlon da Silva
David Marlon Advocacia
Maringá/PR

David Marlon Advocacia Advogado em Maringá

58 respostas

Bom dia Natalia, o correto é ajuizar a ação para regularizar isso, ele será obrigado ao pagamento que o Juiz determinar e não o que ele acha que é certo. Então sugiro que ajuize sim, para que não precise mais fazer essa cobrança, uma vez que se ele não cumprir você poderá executá-lo sob pena de prisão.

Lumi Bouvie Advocacia Advogado em Porto Alegre

1 resposta

É preciso saber qual a renda do pai da sua filha e se há como provar essa renda.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

Boa tarde Natália.

Entra com uma revisional de alimentos. Se ele está te ameaçando é porque ganha muito mais do que demonstra.

Dra. Dalila.

Dalila Ribeiro Corrêa Advogada Advogado em São Paulo

3 respostas

Bom dia Natalia. Primeiro há que se fazer uma observação. Você diz que há 4 anos somente recebe R$ 300. Necessário observar que, via de regra, o magistrado arbitra os alimentos no valor que se pode pagar e converte em porcentagem do salário mínimo. O salário mínimo era de R$ 510 em 2010, se os alimentos foram arbitrados neste ano, R$ 300 seria o montante de 58,82% do salário. Hoje deveria receber R$ 425,86.

Especificamente à sua pergunta, já foi respondido pelos colegas que necessário provar em Juízo a necessidade da majoração dos alimentos, bem como a possibilidade do genitor pagar.

Contudo, feitos estas explanações, você pode ajuizar uma ação requerendo as diferenças dos últimos 3 meses do valor que está sendo pago (caso haja essa diferença) sob pena de prisão para o devedor, e também mover uma ação de cobrança da diferença paga (caso haja) das últimas 21 parcelas.

Ivaldo Sergio da Silveira
OAB/MT 12.565

S&C Advogados Advogado em Sinop

5 respostas

Prezada Sra. Paula. A única forma de seu ex ser compelido a pagar mais é através de determinação judicial, por meio de um processo de pedido de pensão alimentícia. Se a senhora já vem há tempos tentando convencê-lo e não consegue, não vejo outra maneira.
Nos colocamos à disposição.
Att,
Prata e Santana advogados

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

Prezada, é preciso saber se essa pensão foi estabelecida em uma ação de alimentos. Se foi, pode ser feita uma revisão , apresentando-se os gastos da criança. Contudo, há que se saber os rendimentos do pai, pois há que existir a verificação de um equilíbrio entre a necessidade da criança e da capacidade do pai de pagar. Se os alimentos estão sendo pagos sem uma ação prévia, a senhora tem que ajuizá-la. Os descontos estabelecidos pelo juiz se farão no contracheque dele e transferidos para uma conta bancária de sua titularidade.
Sandra Santana, OAB/RJ 155.172.

Boa noite. Primeiro guarde os depósitos no valores de R$ 300, mostrando em juízo a pensao não ficará em valor menor. Só podemos falar em reajuste, melhor, revisão de pensão, se já existe uma determinação judicial. No seu caso, parece que não.

Dr. Elton.

Prezada Sra. Paula, boa tarde!

De fato, a única forma de a Sra. conseguir equilibrar a pensão recebida e os gastos da filha é através de uma ação judicial.

Precisará procurar um advogado de sua confiança, para que entre com uma Ação Revisional de Alimentos, onde deverão ser comprovados todos os gastos da filha e a necessidade do aumento da pensão. Apenas lembrando que cada um dos pais é responsável por 50% dos gastos da filha.

Esperamos ter auxiliado na sua dúvida!

Atenciosamente,

Jeisemara Fernandes - Advogada
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Olá, bom dia!

A pensão alimentícia observa o princípio do binômio necessidade/possibilidade. Se sua filha necessita de um valor maior e ele tem condições é o valor a pensão aumenta e vice-versa.

Sabe qual é o salário mensal dele? Assim terá uma noção de se vai aumentar. Mesmo assim é interessante deixar qualquer valor homologado por sentença, pois assim não atrasará e você receberá sobre férias e 13º.

Att,
Vinicius Silva.

Vinicius Silva & Mikael Ricardo Advogado em Brasília

4 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão