Honorários de sucumbência

Feita por >Marcia Rodrigues Paiva>. 15 fev 2019 Bancos

Meu pai entrou com um processo contra o banco e o processo terminou com uma adesão ao instrumento de acordo coletivo.
O banco, alem do pagamento do valor devido ao meu pai também pagou ao advogado dele um valor referente aos honorários deste, que é 30% do valor pago ao meu pai. Segundo o advogado esse valor refere-se aos honorários de sucumbência.
Agora o advogado está cobrando do meu pai mais 30% referente aos seus honorários.
Esse procedimento está certo? ele tem direito a receber os honorários da parte de perdeu e da parte que ganhou, ou seja 60% do valor do processo?
Uma outra duvida é quanto à essa porcentagem: esse valor de 30% não é abusivo? Existe na OAB algum regulamento quanto à isso?

A melhor resposta

Boa Tarde, se o juízo condenou o banco o pagamento dos honorários sucumbenciais, o banco terá a obrigação de pagar esse valor, nada impede que seja cobrado os outros honorários que foi firmado em contrato com o seu pai. Em resumo, se o juiz não condenou, ele só tem direito ao que seu pai deve a ele, caso contrário terá direito aos dois.

No caso da porcentagem, os honorários sucumbenciais, que são devidos a parte que perde o processo, pode ser de dez até trinta por centro, previsto em lei, e o juiz ou juíza é que arbitra qualquer um desses percentuais. No segundo caso, que são os honorários contratuais, esse vai varia de Estado para Estado, mas a maioria também segue a lei, e cobra entre dez a trinta por cento, nesse caso teria de verificar o contrato de honorários que seu pai assinou, se foi de trina por cento, é esse valor que deve ser pago.

8951 respostas

30% VALOR ABUSIVO?

Podemos cobrar até 50% de honorários.

E os honorários de sucumbência são do advogado.

APM Advogados Advogado em Jaú

255 respostas

Advogados especializados em Bancos

Ver mais advogados especializados em Bancos

Outras perguntas sobre Bancos