Informação errada do banco quem paga o prejuízo?

Feita por >Carolina>. 30 nov 2023

No dia 16/11 ocorreu um bloqueio judicial na conta corrente, deixando zerada. A fatura do cartão de crédito venceu no dia 18 (sábado) e só foi cair no dia 20/11. Como tenho limite na conta, acabou descontando 2.500, 00 deixando minha conta negativa nesse valor. Para não pagar juros do limite utilizado, foi feito um pix de 2.400,00, restando ainda um saldo negativo de 100,00.

Fui até agência para cancelar as demais faturas em débito em conta e expliquei toda a situação para o atendente. Ele consultou o extrato, verificou com a central de cartões e seguiu o protocolo. Fez o cancelamento do débito automático e as próximas faturas com vencimento em dezembro seriam pagas com o boleto.

Dois dias depois recebi uma mensagem que a fatura ainda estava em aberto. Consultei o extrato e o valor do cartão foi devolvido e ocorreu o bloqueio judicial, pois a conta não poderia ficar com dinheiro. Fui até a agência e ninguém soube informar o que ocorreu, pedindo para voltar 5 dias depois. Voltei novamente e a informação que foi passada é que o cartão devolveu o valor pq foi cancelado no mesmo dia que apareceu o débito.

Pedi ajuda, pois não tenho esse valor para pagar o cartão e pediram para voltar dois dias depois. Hoje recebi uma mensagem que minha conta entrou no limite, pois caiu o mínimo do cartão e automaticamente essa fatura será parcelada gerando juros e transtorno.

Entrei em contato com a agência e me informaram que não tem o que fazer, que o erro foi meu. Mas afirmei que não, que se o banco tivesse passado a informação correta não teria tirado de débito em conta naquele dia ou poderia tirar, mas sacar os 2.400,00, pois eles sabiam que eu não podia ter saldo positivo na conta que seria bloqueado. Não posso pagar o preço de tudo isso pelo erro deles e a pessoa foi tão desumana disse que o banco também vai ter prejuízo pq a minha fatura será parcelada. Achei um absurdo e disse que iria até a agência falar com a gerente e ela disse tudo bem, que iria avisar.

Cheguei na agência e pedi para falar com a gerente, um funcionário foi avisar e deu o recado que ela estaria na tesouraria e que iria demorar e pediu desculpas. Falei que iria aguardar, pois precisava resolver o meu problema e o funcionário foi avisa-la. Só que a gerente estava andando pela agência, ficou na mesa dela sem atender ninguém por um bom tempo… até os funcionários se sentiram incomodados com a situação e se aproximavam perguntado se poderiam me ajudar, pois, entrava gente e saia e eu continua sentada esperando. Fiquei mais de uma hora e meia esperando ela e tive um péssimo atendimento, disse que o problema não era deles e que não podia fazer nada...

O que eu posso fazer nesse caso? O erro foi totalmente meu ou o banco errou em passar a informação errada? Obrigada.

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