Início da data de contagem para prescrição de crime

Feita por >Patrícia>. 11 fev 2020 Acompanhamento de processos

Olá. Gostaria de saber qual a data deve ser considerada para prescrição de um crime.
Réu foi condenado a 9 anos e 4 meses, já ocorreu trânsito em julgado.
Minha dúvida, a conta deve ser feita a partir da data da queixa, do registro da caixa, ou do trânsito em julgado?
O réu está preso desde fev/2018

A melhor resposta

Boa tarde, Patrícia!

Se já ocorreu o trânsito em julgado, o crime não prescreve mais. Após sentença irrecorrível não se fala mais em prescrição, porque a prescrição é a impossibilidade de alguém pedir ao juiz que julgue uma situação qualquer, porque tempo demais passou sem que ninguém fizesse nada. Se o juiz já julgou, portanto, não podemos dizer que ele não pode julgar, certo?

Se não houvesse trânsito em julgado, existiriam vários pontos possíveis de contagem da prescrição, que é calculada com base no art. 109 do Código Penal. O primeiro ponto no tempo de contagem da prescrição é entre a data do fato e o recebimento da denúncia pelo juiz; o segundo é entre o recebimento da denúncia e a sentença de primeiro grau; e o terceiro é entre a sentença em primeiro grau e seu trânsito em julgado.
Além disso, há mais de um tipo possível de prescrição, que se calcula de formas diferentes.

Se precisares de ajuda com o tema, que é bastante complexo, nos colocamos à disposição.

Anônimo-365695 Advogado em Porto Alegre

27 respostas

Bom Dia Patrícia, não existe prescrição de pena, se já houve condenação da pessoa, como no caso narrado, ele vai cumprir os nove anos e mais, progredindo de regime, se não cometer outro crime ou nenhum ato disciplinar indevido, dentro da prisão.

A prescrição só existe se a vítima ou Ministério Público não oferecem a denúncia, dentro do prazo previsto em lei, dependendo de qual crime foi cometido, tendo em alguns casos a inexistência de prescrição. E em caso do processo em andamento, se a pena máxima for, por exemplo, de seis anos, e o processo criminal, e o juiz não proferiu sentença, e a pessoa encontra-se presa desde o início, então haverá prescrição nesse caso, extinguindo a punibilidade do estado, já que indiretamente ele cumpriu a pena.

Vale dizer que, no caso acima, o tempo que ficou preso, em regra é reduzido da pena máxima, ou seja, se foi condenado a nove anos, mas estava preso desde o único, se até sentença demorou um ano, então se cumpriria a pena de oito anos. Mas em regra, se essa foi a pena definitiva, já houve a dedução do período em que a pessoa ficou presa.

8951 respostas

Advogados especializados em Acompanhamento de processos

Ver mais advogados especializados em Acompanhamento de processos

Outras perguntas sobre Acompanhamento de processos