INSS não responde pedido de aposentadoria. O que fazer?

Feita por >Rita de cassia Ramos>. 21 dez 2016 Previdência social

Fiz o requerimento da minha aposentadoria junto ao INSS, o prazo de 45 dias para a resposta já passou, porém o INSS, não se manifestou nem para falar se foi deferida ou indeferida, estou sem saber o que fazer, gostaria de uma orientação para saber qual procedimento adotar de minha parte. Cabe mandado de segurança, com pedido de liminar em forma de tutela antecipada para eu poder garantir o meu direito? O que eu faço para forçar o INSS a me dáuma resposta?Obrigada. Rita de cassiaRamos

A melhor resposta

Sra. Rita de Cassia Ramos,
As requisições de benefícios previdenciários devem ser feitas diretamente ao INSS, de acordo com a legislação previdenciária. Ocorre, porém, que a mesma fixa um prazo para o INSS deferir ou indeferir o benefício, devendo o mesmo comunicar ao segurado. O prazo é de 45 dias e, caso o INSS não dê resposta a um requerimento de benefício, o segurado pode entrar num dos Juizados Especiais Federais situados no País. Cabe ao advogado da causa estudar qual é a medida judicial mais apropriada para o caso, bem como os pedidos que devem ser feitos.
Aconselho a Vossa Senhoria, então, procurar um advogado, pois o prazo administrativo já se expirou para o INSS responder ao seu requerimento administrativo, cabendo, no caso, o ajuizamento de medida judicial para compelir o INSS a deferir o seu benefício.

Boa sorte

Viana Advocacia Advogado em São Luiz

92 respostas

Prezada, poderá ingressar com uma ação na Justiça em relação à omissão do INSS sobre o seu pedido. Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco

Martins Soares Advocacia Advogado em Brasília

82 respostas

Advogados especializados em Previdência social

Ver mais advogados especializados em Previdência social

Outras perguntas sobre Previdência social