Investigação de paternidade

Feita por >Rafael>. 2 jan 2014 Paternidade

Descobri que tenho um filho que foi registrado por outro homem, o bebê tem apenas oito meses. Desejo ter a guarda da criança, o que faço? Qual procedimento devo tomar?

A melhor resposta

Ter a guarda será muito complicado (acredite), mas quanto ao registro da criança, podemos ingressar com um pedido de investigação de paternidade.
Zampieri

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Boa tarde Sr. Rafael.
Tem que entrar com uma ação judicial e nessa ação será feito exame de DNA. Com o resultado você será declarado o verdadeiro pai.

Att. Dr. Rodrigo

Rodrigo Maulaz Advocacia Advogado em Rio de Janeiro

58 respostas

Prezado Rafael,
primeiramente, como houve registro por outra pessoa, é necessário ingressar com ação judicial de investigação de paternidade, na qual irá ser requerido o exame pericial de DNA, para que comprove que o bebê é seu filho.

Após, com tal confirmação, o senhor poderá requerer, também na Justiça, caso não haja acordo com a mãe da criança, a guarda.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Carla Cassavia

Cassavia Advocacia Advogado em São Paulo

111 respostas

Rafael,

em primeiro lugar você deve procurar um advogado do lugar onde você mora, ou se o domicílio do filho for outro, o dele. Intentar uma ação de investigação de paternidade e pedir a certificação pericial pelo exame de DNA. Entretanto, isto implica na responsabilidade de prestação alimentícia, em caso de confirmação da paternidade na sentença. A guarda é outro momento, onde se aferirá os interesses e melhor bem estar do menor incapaz.

Erivaldo Targino Barreto Filho
Advogado OAB/AL 3.388

Ter a guarda é meio difícil, vai depender de outros requisitos. Agora, ter a paternidade é mais fácil.

Advogados especializados em Paternidade

Ver mais advogados especializados em Paternidade

Outras perguntas sobre Paternidade