Me senti humilhada por uma advogada cursista, posso processar?

Feita por >Ivanete>. 24 jul 2014

Tivemos curso de aperfeiçoamento em meu município. Sou professora da rede municipal de ensino e a formação aconteceu em minha sala de aula, o assunto tratado foi sobre dificuldades de aprendizagem. No primeiro dia a cursista olhou para as paredes da minha sala de aula e falou que aquilo era estímulo demais, que aquilo não passava de "petelecos", que para mim significa porcarias. No segundo dia usou o mesmo exemplo falando mal da sala e dos cartazes confeccionados juntamente com os alunos, que aquilo não deveria ser deixado em exposição... tentei argumentar, mas não fui ouvida, disse a ela:

- Profe a sala é minha e você está me magoando? E ela nem ligou...

Me senti humilhada, porque faço com tanto amor o meu trabalho, tento fazer o melhor possível e vem uma advogada cursista, fala o que quer e temos que ouvir calados porque é a opinião dela? Poderia ter sido ética e conversado comigo a parte e não em frente aos meus colegas de trabalho, mais ou menos umas 35 pessoas. Fiquei muito triste, chorei muito, me senti a pior das educadoras, e todo o trabalho que venho fazendo hà 15 anos ir para o ralo, desmotivada.

O que fazer?

A melhor resposta

Você pode requerer danos morais.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

Prezada, caso a referida pessoa tenha ultrapassado o limite do assunto proposto e humilhado o seu trabalho diante de seus alunos, certamente é cabível uma ação por indenização por danos morais. Saliento que deverá levar testemunha para a audiência que confirme exatamente o ocorrido. Tal ação pode ser ajuizada no Juizado Especial da Comarca onde reside.

Alexandre Fadel Sociedade De Advogados Advogado em Belo Horizonte

11 respostas

Sra. Ivanete, a Sra. pode ingressar com uma ação requerendo uma indenização pelo modo humilhante que lhe trataram, mas a Sra. terá que provar tudo através de testemunhas. Espero ter tirado suas dúvidas. Atenciosamente, Advogado, Sandro Camilo Trindade Henriques Pedrosa Leal

Advogado Sandro Camilo T. H. P. Leal Advogado em Recife

86 respostas

Ivanete,

é lamentável o que ocorreu com você nesta ocasião relatada. Infelizmente, há pessoas que não têm o bom senso que muitas vezes se exige e cometem este tipo de desatino.

De qualquer modo, esta é uma situação que pode sim ser levada ao conhecimento e apreciação do Judiciário, para que você busque uma reparação pelos danos morais que sofreu em frente a diversas pessoas. Se você tem provas (testemunhas) que confirmam estes fatos, você poderá acionar a referida advogada e, se quiser, também a instituição que promoveu o curso, além da empresa a que pertence a advogada cursista, se for o caso.

Procure auxílio de um bom advogado.

Atenciosamente,
Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Sim, você pode processá-la por danos morais. Faça um boletim de ocorrência relatando os fatos e fale com seus colegas para servirem de testemunhas na fase processual de produção de provas.

Diana Maia Advogado em São Leopoldo