Me separei há 4 anos e meu filho mora comigo desde então. Posso pedir a guarda?

Feita por >Valdeilson>. 20 abr 2020

Boa tarde. Me separei em junho de 2016 quando o meu filho tinha apenas um ano. A mãe dele não conseguiu ficar com ele por conta do horário de trabalho dela. Nessa época eu estava fazendo estágio e podia ficar com meu filho. E assim eu fiz. Fiquei com ele até a idade de 2 anos e alguns meses. Ela foi morar com a irmã e, como eu não conseguia um emprego em um horário que desse pra conciliar com a criação do meu filho, pedi pra que ela ficasse com ele. Oito meses depois, eu já trabalhando no horário comercial, ela deixou de morar com a irmã ficando impossibilitada de cuidar do nosso filho. Ele voltou a morar comigo com 3 anos de idade e continua comigo até hoje. Temos um acordo com uma conciliadora em que diz o seguinte: De manhã eu levo ele para escola, onde ele fica em período integral, como ele sai da escola as 17hrs e eu ainda não cheguei do trabalho nesse horário, a perua leva pra casa da mãe. Chego do trabalho as 18:15 e vou busca-lo. Ela não queria ficar com ele os finais de semana por alegar que não iria ter vida social. Então acordamos que ela ficasse um final de semana por mês com o meu filho. Por medo dela, por algum motivo, querer voltar na justiça e pedir a guarda unilateral, eu gostaria de formalizar a guarda dele perante um juiz. Minha pegunta é: tenho chances de ficar com a guarda? Lembrando que a mãe dele é psicologicamente incapaz de cuidar dele. Tendo em vista que quando ele tinha 2 anos ela ameaçou alguma vezes tirar a vida dele e a dela em seguida. Não quero afasta-lo dela. Só quero uma segurança de que não vou perder a guarda do meu filho. Obrigado.

A melhor resposta

Olá Valdeilson. O judiciário tem preferido, nos casos onde não há briga entre os pais, homologar a guarda compartilhada, fixando uma residência para o menor, que no caso seria a sua e com acordo entre os pais para visita. A guarda unilateral somente seria concedida havendo prova de que há evidente risco para a criança, e mesmo assim haveria direito de visita ao outro , no caso, a mãe. Assim, considerando que vcs, na prática já exercem uma guarda compartilhada com acordo para moradia e visitas, poderiam homologar essa situação por via de decisão judicial, sem necessidade de um longo processo.

Wolochn Advocacia Advogado em Ponta Grossa

22 respostas

Valdeilson, bom tarde! Além de provar que você tem condições físicas e psicológicas de cuidar do seu filho, é interessante comprovar que a mãe não tem condições de fazê-lo. Penso que o ideal é a guarda compartilhada mas, se estiver muito complicada de praticar, você pode sim, requerer a guarda unilateral, deverá prevalecer o que for melhor para o menor. Se quiser conversar melhor, me adiciona. Grata e no aguardo, Márcia.

Márcia Maria de Oliveira Advogada Advogado em Ribeirão Preto

80 respostas

Bom dia Valdeilson, pode sim, no entanto há a necessidade de comprovar em juízo que você possui condições financeiras e psicológica de cuidar do menor.

Raissa Andrade Advogada Advogado em Águas Lindas de Goiás

3 respostas

Olá, boa noite. Adianto que sim, é possível pleitear a guarda. No entanto, podemos conversar melhor a respeito. Caso queira, fique à vontade para me contatar.

Ingrid Gonçalves Sociedade Individual de Advocacia Advogado em São Paulo