Meu filho tem direito de pensão?

Feita por >Dalvina Inácio>. 11 nov 2016 Pensão

Então estamos separados a algum tempo.

Temos dois filhos um mora com ele outro comigo,ate então todos morava com ele.

E eu nunca paguei pensão,so q sempre ajudei,queria saber si mesmo com isso de ter os filhos com cada um.

Meu filho tem direito de receber a pensão?

A melhor resposta

Cara Dalvina Inácio, a alteração do estado civil dos cônjuges não os exonera da obrigação de prover o sustento material dos filhos. Isso significa que, apesar de legalmente divorciados ou apenas residindo em casas separadas, tanto o pai quanto a mãe são obrigados a contribuir afetiva e financeiramente para a criação dos filhos. Portanto, a obrigação de pagar pensão alimentícia não é exclusiva do pai. Se um dos filhos reside com você e outro com o seu marido/companheiro o dever de pagar alimentos compete aos dois reciprocamente. É necessário ressaltar que, antes de ser fixada a obrigação de prestar alimentos, deve ser verificada a possibilidade do pagador em pagar, ou seja, o pai ou a mãe precisam estar empregados e, portanto possuírem renda. A análise caberá ao juiz da vara de família mediante a análise das provas apresentadas pelo advogado no processo. Espero ter ajudado.

Costa Meirelles Sociedade de Advogados Advogado em Curitiba

9 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão