Meu sobrinho pode morar comigo?

Feita por >Silvana>. 15 jul 2014

Meu sobrinho tem 10 anos e mora com a mãe (minha ex-cunhada), mas por ela trabalhar ela o deixa na casa da esposa de um outro irmão meu. O problema é que essa pessoa que cuida dele diariamente não gosta dele e por esse motivo ela bate nele e faz ameças do tipo "se você pegar tal coisa eu vou quebrar sua mão", esses tipos de coisas.

Meu sobrinho está sofrendo muito, com carência, falta de amor e carinho, e ele esboça desde os 7 anos que quer morar comigo, quando ele completar 12 anos ele pode escolher morar com a tia, no caso eu? Eu tenho alguma chance de conseguir que ele more comigo com a idade que ele tem hoje?

Obrigada e aguardo ansiosa sua resposta.

A melhor resposta

Sra. Silvana, o certo seria levar o caso à Justiça, que puniria os agressores e decidiria com quem o menor deveria ficar. Lógico que seria o lar que melhor o acolhesse. Espero ter tirado suas dúvidas. Atenciosamente, Advogado, Sandro Camilo Trindade Henriques Pedrosa Leal

Advogado Sandro Camilo T. H. P. Leal Advogado em Recife

86 respostas

Silvana,

primeiramente, se o menor sofre maus tratos, você deve comunicar às autoridades e ao Conselho Tutelar.

Quanto à sua intenção, você somente terá direito de ter o menor com você caso obtenha uma decisão judicial, através de uma Ação de Guarda. Inclusive, estas providências junto às autoridades podem lhe favorecer, mas desde logo é bom que saiba que é muito difícil conseguir a guarda, a não ser que haja elementos muito fortes e provas robustas de que a mãe não tem condições de cuidar da criança.

Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba