Minha mãe deve cuidar de seu pai idoso mesmo não convivendo com ele?

Feita por >S.G>. 6 set 2023

Boa tarde, essa semana minha mãe recebeu uma mensagem muito irada da cunhada dela. Meu avô é um senhor de já idade avançada com Alzheimer. Também teve muito problema com alcoolismo.
Minha mãe é a mais velha de três irmãos. Quando minha avó morreu, nenhum deles foi criado por ele. Ela o viu em momento periódicos da vida. Quando mais velho e dado sinais de sua doença, passou a morar com o irmão do meio da minha mãe.
Alguns anos depois, com a concordância dos irmãos e da cunhada de minha mãe, meu avô passou a morar com o irmão mais novo (casado com essa cunhada).
Passaram-se onze anos. Ele não reconhece minha mãe. Poucas foram as vezes. Eles nunca tiveram muito contato. A única vez que essa mulher veio solicitar ajudar com itens de roupa, minha mãe comprou as roupas, foi até a casa, mas não a encontrou. E ficou por isso mesmo.
Então nesta semana, ela mandou uma mensagem a gritos falando que colocaria os três irmãos num processo por abandono ou jogaria meu avô na rua se não resolvêssemos. Acontece que não sabemos o que ocorreu com meu tio (o irmão mais novo), nem sabemos o paradeiro do do meio. Quase não temos contato.
Eu sei que minha mãe não buscar saber sobre o próprio pai é um débito para ela. Mas ela não cresceu com ele (e o pouco que foi na infância não foi agradável) e nunca passou mais do que algumas horas na frente dele. Ela não o chama de pai. Não tem convívio com esta pessoa. Nem a mim e minhas irmãs. Preciso saber como direcionar ela. Por favor, é importante.