Minha mae pode vender a casa qual minha porcentagem de direito?

Feita por >Maria>. 27 jan 2023

Meu pai faleceu a 11 anos desde então passei a morar em metade da casa minha mãe na outra metade ela foi embora a alguns anos e agora quer vender a casa..
A casa não possui escritura somente recibo e sou só eu de filha ela tem esse direito de vender o imóvel?

A melhor resposta

Prezada Sra. Maria,

Se não foi realizado o inventário quando do falecimento do seu pai, a posse que hoje ambas exercem sobre a casa ainda está irregular, pois não tendo sido realizada a partilha, não se tem definida, formalmente, a titularidade da propriedade da casa.

Mesmo que se tratasse de imóvel regularizado e admitindo ser você a única herdeira, seria direito da sua mãe querer a extinção do condomínio com a venda da casa.

Devido ao tempo decorrido desde o falecimento do seu pai e considerando que não há escritura da compra mas apenas um recibo, abrem-se outras possibilidade de regularização, inclusive por usucapião, a depender de outras circunstâncias.

Recomendo que busque o auxílio de um advogado especializado para encontrar a melhor solução, seja para a regularização ou para a negociação da casa com sua mãe, tentando preservar ao máximo o interesse das duas.

Espero ter contribuído para uma melhor compreensão da situação.

Cordialmente,

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria

52 respostas

Bom dia Maria.
A quantos anos a sua mãe deixou de morar na casa? Quando ela saiu, te cobrou algum aluguel?
A depender das respostas você pode usucapir o imóvel.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba