Moro no exterior e não consigo pagar minhas dívidas no Brasil, o que faço?

Feita por >Rodrigo>. 23 fev 2016 Bancos

Sou nascido e criado no Brasil, mas possuo dupla nacionalidade. Nos últimos anos, devido à falta generalizada de segurança, custos de vida abusivos e péssima qualidade de vida, me mudei com minha esposa e filhos para o exterior. Contudo, deixei dívida no Brasil (cheque especial e cartão de crédito). Estou vivendo uma vida simples, mas digna no exterior, onde nada de básico falta, mas nada sobra (escola pública para os filhos, saúde pública, sem poder almoçar ou jantar fora de casa, etc.).

Como saí do Brasil no final de 2014 e não pude realizar pagamentos devido à falta de renda, minha dívida no Brasil subiu de cerca de R$30 mil para a R$120 mil. Como já estava endividado faz tempo, estes R$30 mil eram originalmente cerca de R$10mil, sendo que os juros foram inchando a dívida até esta marca.

Não possuo bens no Brasil e não pretendo voltar ao país, a não ser para visitar família e amigos, se o orçamento permitir. Já tentei negociar com o banco oferecendo R$30mil à vista, que é o máximo que consigo levantar junto ao um banco por aqui no exterior e transferir para o Brasil, mas não tenho condições de levantar mais do que isto e é inviável enviar pagamentos parcelados ao Brasil. O banco não aceitou minha oferta e continua a oferecer parcelamento dos R$120mil, o que não é viável para mim.

Perguntas:

Se eu deixar de me comunicar com o banco até que eles aceitem a minha proposta, o que acontecerá?

Eles poderão cobrar a minha mãe, meu pai ou meu irmão para pagar a minha dívida?

Quando for visitar o Brasil, poderei ser preso ou ter meu passaporte apreendido?

A dívida caduca depois de alguns anos?

Até onde a dívida poderá crescer? Ela crescerá indefinidamente? Passará de R$ 1 milhão? De R$10 milhões? De R$100 milhões? De R$1 bilhão? Ficarei escravo de bancos pelo resto da vida com dívidas impossíveis de pagar e que sempre crescem?

Já pedi à minha gerente do banco por e-mail para que feche minha conta corrente e cancele meu cartão de crédito, para estancar as taxas bancárias e juros, mas ela sempre volta a conversa para a quitação de dívida. Posso exigir o cancelamento destes serviços mesmo tendo dívida?

Não tenho condições de viajar para o Brasil para resolver isto pessoalmente junto ao banco. Mesmo que o banco exija minha presença, posso exigir fazer toda a negociação e encerramento de contas via e-mail ou procurador?

Mesmo não tendo nada a perder, por morar no exterior, quero quitar a dívida e ficar com consciência limpa, mas não consigo pagar tudo o que eles querem e não posso aceitar o abuso destes juros.

A melhor resposta

Prezado Sr. Rodrigo;

De acordo com a sua narrativa, se não possui bens e não possui sociedade com sua família, não há com o que se preocupar.
Caso o Sr. tenha interesse em pagar, o melhor caminho será "aproveitar" as oportunidades de promoções que as instituições financeiras oferecem anualmente.

Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,

FERNANDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Curitiba/PR.

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Penso que cabe ação revisional, se quiser marcar um horário? contate

Noronha Dias Advocacia e Assessoria Jurídica Advogado em Maringá

70 respostas

Prezado cliente, nossa recomendação para o caso narrado é documentar o pedido de fechamento de conta corrente (por e-mail com aviso de recebimento - alguns e-mails têm essa opção).

A dívida poderá SIM se elevar indefinidamente, como já vem se elevando. Caso nada seja feito, você poderá ter problemas se desejar retornar ao Brasil, bem como pode sofrer execução caso saibam onde você está, via carta rogatória (caso tenha dúvidas sobre o que seja esse mecanismo de cooperação internacional, pesquise sobre).

A saída caso sua conta corrente não seja fechada é a propositura de ação declaratória de abusividade contratual cumulada com consignação em pagamento do valor que entende devido.

Para maiores detalhes, visualize nosso perfil e contate-nos.

Permanecemos à disposição, atenciosamente,

CAVADAS ADVOCACIA & CONSULTORIA.

Anônimo-252696 Advogado em Goiânia

7 respostas

Advogados especializados em Bancos

Ver mais advogados especializados em Bancos

Outras perguntas sobre Bancos