Mudança de guarda da mãe para guarda partilhada

Feita por >Carolina Graça>. 6 mar 2016 Guarda compartillhada

Boa noite. Já não estou junta com o pai do meu filho desde 2013, e nesse mesmo ano fomos ao tribunal regularizar as responsabilidades parentais, e eu fiquei com a guarda e pai com 3ªs e 5ªs de tarde, e de 15 em 15 dias vinha buscar o nosso filho e ele ficava com ele o fim de semana.

O que acontece é que esse período de visitas aconteceu nas primeiras duas semanas. Começou a ser ausente, vinha buscá-lo de mês a mês e nunca para dormir, até que fica tempos sem dizer nada e quando vem pensa que as coisas estão favoráveis à espera dele. O que acontece é que o meu filho já tem 5 anos, quase 6, e está bastante distante (embora sinta a falta do pai), mas das vezes que ia oferecia resistência e chorava que não queria ir.

A última vez que estiveram juntos foi em Dezembro e até hoje não disse mais nada ao filho. Deixou de pagar a pensão de alimentos desde Dezembro de 2015 e as facturas de despesas de medicamentos tem a parte dele para pagar em mais de 200€. Noto que ele não trabalha, e nunca ficou mais de um mês no trabalho, pois vinha-se embora a dizer que não era para ele.


E há dias recebi uma carta do tribunal em como ele quer a guarda partilhada, e afirma nessa mesma carta que assim não tem que pagar pensão. Que quer que o nosso filho fique 1 semana com ele e 1 comigo. Isso é possível? Depois de tudo o que ele tem feito e do incumprimento das responsabilidades parentais? O pagamento da pensão eu prescindo, agora do bem-estar do meu filho não. Sei que vai mexer muito com ele, pois cada vez que ele vem de lá (as raras vezes), ele vem alterado e agressivo. Ajudem-me, por favor. Obrigada.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Boa noite!!!
Analisando seu caso, sugiro que ingresse com uma nova ação para regulamentação das visitas, uma vez que o pai tem se mostrado ausente as visitas devem ser revistas, fazendo com que a criança se sinta a vontade e se adapte a convivência paterna, pode solicitar que as visitas comecem pouco a pouco, como algumas horas durante um dia da semana, depois de algumas semanas um dia todo com o pai, depois o pernoite até que a criança se adapte novamente. Tendo em vista que a criança necessita da presença paterna é necessário o convívio para o seu bom desenvolvimento, contudo, devido ao histórico do pai com a criança, dificilmente ele conseguirá a guarda compartilhada. O pai não pode simplesmente aparecer e desaparecer da vida do filho e achar que pode fazer o que bem entender e ainda usar a guarada compartilhada para se eximir da pensão. Quanto à pensão em atraso, poderá ingressar com Ação de execução de alimentos, se os últimos três meses estiverem em atraso pode pedir a execuçao sob pena de prisão e os demais valores em atraso sob pena de penhora.
Att,
Sabrina Menezes

Sabrina Teixeira de Menezes Advogado em São Leopoldo

6 respostas

55 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas