Não tenho como provar o não pagamento de pensão.

Feita por >DÉBORA DE ANDRADE>. 22 nov 2019 Pensão

Meu ex marido não está pagando pensão, preciso ir atrás mas no dia em que combinamos que ele depositaria, eu não tinha conta então pedi que depositasse na do meu pai. Ele pagou só 3 meses e depois disso parou, mas meu pai não me avisou. Eu peço os extratos bancários pra ir na justiça e ele não me dá. Não sei o que fazer. A mãe do meu ex já disse que se eu for atrás, tenho o apoio dela, já que faltar com essa obrigação pra ela é muito errado. Mas meu pai não apoia. Não sei como levar adiante, já que preciso do extrato.

A melhor resposta

Boa Tarde Débora, depende da situação, essa pensão foi arbitrada em juízo, ou foi acordo entre as partes somente? No primeiro caso, se o juízo arbitrou um valor a ser pago, você, por meio de advogado(a) ou defensoria pública poderá requerer a execução de alimentos, e não precisa comprovar nada, pois o réu é que terá de comprovar ou pagar o débito. Para prisão civil só pode ser os últimos três meses em aberto, sem prisão e para que haja penhora de bens, pode e deve ser acima de três meses de débitos alimentares.

No segundo caso, se não houve nenhuma ação de alimentos, onde seria arbitrado um valor a ser pago de pensão, dificilmente você irá conseguir esse dinheiro de voltar, nenhum juízo irá conceder esse ressarcimento. Nesse caso, o quanto antes, por meio de advogado(a) ou defensoria pública, propor uma ação de alimentos, e requerer o pagamento de alimentos provisórios.

8951 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão