O ônibus da empresa que eu trabalho não entra no bairro, o que fazer?

Feita por >Ronaldo Moreira Barbosa>. 26 set 2019 Carteira de trabalho

A cerca de 1 mês mudei de bairro,logo recebi a notícia que meu ônibus não passava ali,entao comecei a cortar caminho entre um bambusal para pegar o ônibus nas margens da rodovia,mais em dias de chuva come vem acontecendo o trajeto fica difícil pois é realmente longe,com lama e não tem
cobertura alguma,já solicitei o Rh o sindicato dos trabalhadores local,mais sem sucesso preciso de ajuda,des de já agradeço!

A melhor resposta

Boa Tarde, judicialmente não há o que possa ser feito, uma alternativa seria a questão do transporte público, mas se a empresa oferece esse serviço, certamente o serviço não existe no local. Talvez a solução seja numa delegacia do trabalho, no ministério do trabalho mais próximo ou junto a Ministério Público do Trabalho, tentar resolver esse problema.

8951 respostas

A meu ver, é caso de a empresa disponibilizar transporte dela (fretado) ou pagar hora extra ao senhor, conforme dispõe a Súmula 90 do TST
Súmula nº 90 do TST
HORAS "IN ITINERE". TEMPO DE SERVIÇO (incorporadas as Súmulas nºs 324 e 325 e as Orientações Jurisprudenciais nºs 50 e 236 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - O tempo despendido pelo empregado, em condução fornecida pelo empregador, até o local de trabalho de difícil acesso, ou não servido por transporte público regular, e para o seu retorno é computável na jornada de trabalho. (ex-Súmula nº 90 - RA 80/1978, DJ 10.11.1978)
II - A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular é circunstância que também gera o direito às horas "in itinere". (ex-OJ nº 50 da SBDI-1 - inserida em 01.02.1995)
III - A mera insuficiência de transporte público não enseja o pagamento de horas "in itinere". (ex-Súmula nº 324 – Res. 16/1993, DJ 21.12.1993)
IV - Se houver transporte público regular em parte do trajeto percorrido em condução da empresa, as horas "in itinere" remuneradas limitam-se ao trecho não alcançado pelo transporte público. (ex-Súmula nº 325 – Res. 17/1993, DJ 21.12.1993)
V - Considerando que as horas "in itinere" são computáveis na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal é considerado como extraordinário e sobre ele deve incidir o adicional respectivo. (ex-OJ nº 236 da SBDI-1 - inserida em 20.06.2001)

Breno Carvalho Advogado em São Paulo

54 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho