O pai diz que recebe R$ 200, quanto vai pagar de pensão?

Feita por >larissa>. 31 jan 2020 Pensão

Tenho dois filhos, uma de 3 anos e um de 1 ano.
O pai deles, dar por volta de 50 a 70 reais, em comprar, não passa disso. Conversei com ela várias vezes, que sei da condição financeira dele, e que se ele não pode ajudar com dinheiro, que me ajude com os meninos, que os leve pra brincar, pra sair. Ele mora na esquina da minha casa e não vem vê-los.
Então falei que iria pôr na justiça e
ele disse em um tom de deboche, que recebe 200 reais, e que se eu pôr na justiça, ele vai pagar bem menos do que 70 reais.

A melhor resposta

Prezada Sra. Larissa,
A pensão alimentícia deve ser dada sempre conforme o trinômio: necessidade dos menores, a possibilidade do genitor e a proporcionalidade (o que significa dizer que o genitor que tiver mais condições deve pagar mais e consequentemente o que ganhar menos, paga menos).
Desta forma, caso você inicie uma ação para cobrar pensão alimentícia, o juiz irá analisar a condição financeira do genitor e com base nesta irá definir o valor da pensão alimentícia devida aos filhos.
Neste caso... o juiz irá analisar a condição financeira do pai das crianças, se trabalha registrado, se é autônomo, se possui bens em seu nome etc, caso reste comprovado que o genitor não possui condição ALGUMA de auxiliar no sustento dos filhos, poderá ser indicado no processo familiares que possuam condições, como os avós, irmãos do genitor e assim sucessivamente.

Atenciosamente,

Fernandes Sociedade de Advogados
Dra. Gabriela de Bastos
OAB/PR 100.821

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão