O que fazer com o horário de funcionamento de uma academia?

Feita por >Ademilson Silva>. 7 mar 2016 Pequenas causas

Boa noite. Eu queria tirar uma dúvida...

Minha esposa tem um salão de beleza na Vila Mariana há 15 anos. Recentemente, abriu uma academia de crossfit ao lado. Apesar de não ser na mesma rua (ela fica quase de esquina), o muro dela é colada ao nosso e de outros comércios. Esse tipo de academia consiste em um treinamento em que, depois de executados os exercícios com os pesos, eles simplesmente largam no chão.

O detalhe é que nós moramos no salão e essa academia começa às 6h e já acordei umas 4 vezes às 6h30 com o estrondo que os pesos fazem... Não é o barulho em si, mas o largar dos pesos, pois o imóvel é antigo e o piso superior é de madeira. E quando largam os pesos até as janelas tremem... Não bastasse começar as 6h30, outro dia passaram das 22h, e agora estão treinando no domingo.

Não somos contra a academia, mas não é justo que alguém que mal chegou nos incomode. Já falei com o dono e o que me irritou mais foi ele dizer que, por enquanto, eles tinham poucos alunos, mas o que ele realmente quis dizer foi: se tá ruim, vai ficar pior.

Já reclamei 3 vezes por conta de uma calha entupida que estava acumulando água e de tanto insistir, eles trocaram. Por outro lado, bloquearam dois celulares meus no whatsapp... O que demonstra que não gostam de serem incomodados. Por enquanto, eu estou me segurando, mas uma hora vou estourar e queria estourar pelos meios legais, já que eles não vão mudar suas rotinas só para me agradarem, uma vez que outros vizinhos não se sentem incomodados.

A pergunta: o que posso fazer? Que tipo de ação caberia e quais as chances de se ganhar a causa?

Estamos há 15 anos no lugar e jamais incomodamos alguém e nunca tivemos nenhuma reclamação, nem de clientes.

Desde já agradeço pela ajuda.

A melhor resposta

Claro que essas atitudes abusam do direito. É possível ajuizar uma ação de obrigação de fazer para ele tomar providências para isolar o barulho, além de uma indenização por danos morais. As chances para ganhar uma causa sempre dependem muito das provas que você apresentar ao juiz.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas