Passar um bem???

Feita por >Maria>. 20 abr 2020

Meu pais tem um imóvel que é a casa que nos moramos, a compra foi realizado no nome dos dois. Eles querem passar esse imóvel para o meu nome. Mais eles não querem envolver minhas irmãs no assunto. Como pode ser feito???

A melhor resposta

Bom dia Maria.
Vc pode adquirir a casa dos seus pais, todavia suas irmãs precisam concordar com essa aquisição.
Uma outra solução seria a doação do imóvel, contudo, eles não poderão efetuar a doação de 100 por cento do imóvel, mas apenas 50%. Farão a doação por escritura pública e registro . Nessa escritura deve constar que a doação implica apenas na parte disponível e não está sujeita a colação ( isso quer dizer que não poderá ser desfeita). Quando seus pais falecerem, os outros 50% do imóvel serão partilhados entre você e suas outras irmãs. Por exemplo se forem 4 filhas ( vc e outras 3) a parte que ficou com seus pais - os 50% não doados serão divididos por 4 = 12,5% para cada uma. Assim, vc seria proprietária de 62,5% do imóvel e suas irmãs com o restante. Vc poderia, posteriormente ir comprando a parte delas. Qualquer dúvida, entre em contato.

Wolochn Advocacia Advogado em Ponta Grossa

22 respostas

Bom Dia Maria!
Eles poderão fazer a doação do bem para você, desde que esse bem esteja no montante disponível da herança. Sendo que o valor dele deve representar no máximo 50% do valor de todos os bens de seus pais. Para maiores informações, favor, entrar em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Só será possível essa transação caso seus pais possuam outros bens no qual poderão colocar em nome das suas irmãs. E então eles poderão fazer uma antecipação de legítima de forma igualitária para todos os filhos. Caso contrário não há essa possibilidade.

Raissa Andrade Advogada Advogado em Águas Lindas de Goiás