Penhora de bens

Feita por >Aline Almeida>. 13 dez 2019 Pequenas causas

Tenho um veículo em atrasado de pagamento, recebi ontem uma msg que a empresa que comprou a dívida vai entrar com o pedido de penhora de bens .
Tenho duas dúvidas para esse caso.
Como funcionária esses penhora, é um processo imediato, ou tem audiência de conciliação antes.
A empresa pode pedir ao banco ,no caso o Itaú, o bloqueio de cartão de crédito que já possuo.
Desde já agradeço
Aline Almeida

A melhor resposta

Prezada Aline.
Na realidade o processo entrou em Execução. A penhora de eventuais bens é uma fase deste processo.
É difícil dizer se haverá um contato prévio com você antes da penhora, pois isso depende dos andamentos que ocorreram no processo até chegar nesta fase.
Mas é possível, sim, haver a penhora sem que você seja contatada, ainda que em regra seja exigido a notificação do devedor.
Em relação ao bloqueio de cartão de Crédito, não é possível, afinal o Cartão de Crédito é uma modalidade de crédito bancário com valores de terceiros, e não é de praxe fazer este bloqueio no Cartão.
No entanto é possível o bloqueio de valores diretamente em sua conta corrente ou em algum investimento (inclusive poupança, com algumas exceções). Também é possível a restrição e bloqueio de bens que você possua, como veículos ou imóveis, para posteriormente serem vendidos para pagar a dívida.
O ideal é contatar um advogado para analisar o processo e verificar os detalhes do caso, ara que possa passar a realidade do processo para você e analisar seus riscos.

Marcelo Athayde Advocacia & Assessoria Jurídica Advogado em Maringá

5 respostas

Prezado se a empresa solicitar uma liminar ela sera concedida.
Se o sr tem aa intençao de cinciliar a divida é melhor conciliar antes do processo para evutar a busca e apreençao...bloqueio onlune de creditos em conta bancaria .. Cartoes.
Fico a disposiçao para assessora lo mesmo extrajudicialmente.
Att
Dr Walter de Araujo

WAraujo Advocacia Advogado em São Paulo

3 respostas

Bom dia! Trata-se de mensagem padrão de cobrança, muitas vezes, sequer o crédito é cobrado judicialmente. Faça um busca no site do TJ e veja se já existe ação.
Quanto ao bloqueio de cartões de crédito, há entendimento, minoritário, de que podem ser bloqueados.
Att.,
Daniel

RHMS Advogados Advogado em São Paulo

15 respostas

Bom dia, Aline.

Depende em que fase está o processo! Porém, acredito que, diante da mensagem que a Sra. recebeu, o processo está em fase avançada.

Nestes casso é plausível tentar um acordo, junto a financeira para evitar maiores transtornos.

Dúvida estamos a disposição.

Filipe Luiz Pereira Novais Barbosa Advogado Advogado em Uberlândia

17 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas