Pensão: posso pedir em minha situação?

Feita por >Sanny Ferreira>. 30 mar 2020

Sou de Goiânia, 20 anos de idade.
Eu tenho dois empregos e acabei de dar entrada em uma casa. Ocorre que, acabei de ser aprovada na federal pra cursar medicina, o que limita muito o meu tempo pra continuar trabalhando e portanto teria que abrir mão dos empregos. Graças a Deus a minha mãe tem uma condição financeira estável e vai me dar todo o apoio e suporte.
No entanto, eu tenho um pai que, mesmo me assumindo, nunca foi muito presente e na maior parte da minha vida não se fez responsável pelos meus gastos. Agora, estou em uma etapa de conquistas, o que além da casa e da faculdade envolve meu carro (vou dar entrada com o dinheiro que guardei nos últimos meses), o qual pretendo financiar logo, logo. A minha mãe consegue arcar com quase todas as despesas, mas acho extremamente injusto ela ter feito de tudo por mim a vida inteira enquanto ele não fez nada além da obrigação por alguns poucos anos e agora ela ter que arcar com tudo sozinha novamente. Quero entrar com processo judicial pra requisitar pensão e diminuir os custos que ela vai ter sobre minhas despesas, já que ela não faz isso por obrigação e sim pra me dar do bom e do melhor e nada mais justo que ele pagar uma parte também.
O meu pai tem outros dois filhos e é casado com outra mulher. Ele tem casa própria, dois carros, moto e há pouco mais de um ano abriu a própria empresa, a qual agora consta com alguns funcionários. Acontece que, por ser autônomo, sou ciente de que meu pai não declara tudo o que ganha, e sei que usaria um valor muito menor pra não me dar um valor justo de pensão. Como proceder? Eu tenho como usar o estilo de vida dele pra exigir um valor justo sobre o quê ele realmente ganha, mesmo sem declarar? Tenho direito a pensão até terminar os meus estudos? 20% é um valor muito alto? Eu quero que ele pague meus gastos essenciais, o que viria a ser transporte, alimentação, despesas básicas e gastos que possa ter com a faculdade, e bem, se possível, gostaria de contratar um plano de saúde já que vou perder o que tenho por ser da empresa. Isso seria possível? Assim, a minha mãe ficaria com gastos como o financiamento do carro e casa, roupas e lazer e com os valores pra emergências. Ela ainda gastaria mais do que ele, mas pelo menos o essencial reduz muito os gastos que ela teria que ter.