Posso alterar meu sobrenome paterno sem que o meu pai o tenha?

Feita por >João Paulo Alves da Silva Sobrinho>. 13 fev 2020 Certidões

Olá meu nome é João Paulo Alves da Silva Sobrinho e tenho 18 anos. Queria saber se posso trocar o sobrenome por parte de pai, que no caso é o Sobrinho. O sobrenome Sobrinho não corresponde com o nome de família por parte de pai, que no caso é Mendes. O nome do meu pai é Clemente Francisco Sobrinho, ele recebeu o Sobrinho em homenagem a um tio dele. Porém todos os irmãos e pessoas da família dele possui o Mendes menos ele, e assim eu recebi o Sobrinho.. O sobrenome Mendes vem da minha avó por parte de pai,lembrando que nem o meus avós por parte de pai possuia o Sobrinho, e por isso queria saber se posso trocar o Sobrinho pelo o Mendes e também retirar o Silva por parte de mãe já que eu possuo 2 sobrenomes. No caso meu nome ficaria João Paulo Alves de Mendes, posso fazer isso? E principalmente eu posso fazer isso sem que o meu pai receba o Mendes? Também queria saber se o processo demora e se é caro. Agradeceria se me respondessem.

A melhor resposta

Boa tarde, João Paulo!

Não podes modificar teu nome para retirar o Sobrinho, mas podes acrescentar o Mendes, sim. O processo costuma ser simples e rápido, bastando a comprovação da existência do nome de família nos teus ascendentes e colaterais mais distantes.
No entanto, não é possível excluir o sobrenome do teu pai (que não pode, por sua vez, modificar por inteiro o próprio sobrenome), porque isso descaracterizaria tua identificação familiar.

Para maiores dúvidas, ficamos à tua disposição.

Anônimo-365695 Advogado em Porto Alegre

27 respostas

Advogados especializados em Certidões

Ver mais advogados especializados em Certidões

Outras perguntas sobre Certidões