Posso processar o médico por não sanar dúvidas relacionadas ao tratamento?

Feita por >Junior>. 14 jan 2015

Sou do interior de São Paulo e me consultei com médico que se diz médico do esporte em 24/10/2014 em São Paulo capital. A consulta ocorreu normalmente, passou um medicamento manipulado (mesmo sem resultados dos exames) e solicitou 48 tipos de exames diferentes - forneceu e-mail pessoal e contato do aplicativo de celular "Whatsapp".

Toda aquela atenção se foi após a consulta e após resultado apontar sorologia positiva de HIV o tratamento mudou ainda mais, e-mails com dúvidas não foram respondidos, mensagens enviadas via Whatsapp também não.

Nas 02 últimas conversas via Whatsapp comentei sobre insatisfação com a falta de retorno e o mesmo se prontificou em retornar com respostas às dúvidas, porém não o fez.

A melhor resposta

Prezado, bom dia. Antes do resultado do exame o médico lhe respondia às perguntas normalmente e após ele ver o resultado de sorologia positiva deixou de respondê-lo ou ele nunca lhe respondeu? É importante verificar bem a situação, tente marcar o retorno com ele pessoalmente e veja se o médico irá abster-se em atendê-lo ou se ele irá demonstrar alguma forma de discriminação com o senhor devido o resultado do exame, pois no direito tudo deve ser muito bem provado. É importante que o senhor esteja acompanhado de testemunhas e, se possível, bem documentado. Caso de fato o médico esteja se esquivando de atendê-lo devido o resultado de seu exame, oriento o senhor a procurar um advogado de sua confiança para ver as medidas judiciais cabíveis. Um forte abraço e que Deus lhe proteja!

Elias e Bustorff Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em João Pessoa

48 respostas

Como vai, Junior!
A meu ver, o médico somente teria obrigação de sanar as suas dúvidas por e-mail e whatsapp no caso de assim ter sido contratado. Evidente que todas as suas dúvidas, em verdade, tratam-se de consultas médicas. Portanto, não acredito na viabilidade de uma ação judicial contra o seu médico.

Entretanto, se houver algum ato de discriminação por você ter sorologia positiva de HIV, aí sim eu acredito numa ação judicial para reparar o dano moral que sofreu.

Um abraço e tudo de bom.

David Marlon Advocacia
David Marlon da Silva
OAB/PR 55.316
Maringá/PR

David Marlon Advocacia Advogado em Maringá

58 respostas

Prezado Junior, boa tarde!

Em relação ao seu relato, entendo que o profissional médico não deve ser responsabilizado por não sanar suas dúvidas após a consulta. Isso porque, o paciente, no caso você, realizou uma consulta com o profissional, o qual foi remunerado por isso. Após, o profissional prescreveu exames e tirou dúvidas sobre o tratamento, mas não pode ser obrigado nem responsabilizado por não sanar suas dúvidas. Entendo que caso as dúvidas persistam, você agendar nova consulta com o mesmo profissional para que ele preste os esclarecimentos ainda não solvidos.
Att
Marcos Vinicius

Andrade & Menezes Advogados Advogado em Rio de Janeiro