Posso ser demitido dentro do ano de estabilidade por acidente de trabalho?

Feita por >Vilson Scherer>. 3 mai 2016 Demissões

Bom dia. Trabalho há mais de quatro anos em uma empresa e acabei sofrendo um acidente de trajeto que foi dado como acidente de trabalho. Quebrei a perna, fiz cirurgia e fui afastado por três meses.

A empresa emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho, recebi pelo INSS e agora era para eu estar com um ano de estabilidade. Porém, dois meses após a minha volta a empresa me demitiu. Gostaria de saber quais são meus direitos pelo fato de me estar ainda com um ano de estabilidade.

Grato.

A melhor resposta

Vilson,

Ela pode lhe demitir, porem tem que lhe indenizar o restante da estabilidade em dinheiro na rescisão

Geison Marques Carvalho Advogado em São Paulo

591 respostas

Boa tarde,

Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa.

Tem direito à estabilidade no emprego quem ficou afastado por mais de 15 dias por acidente do trabalho ou por doença adquirida no trabalho.

Uma confusão que frequentemente é feita é acreditar que esse direito somente abrange o trabalhador que sofreu acidente de trabalho. Todavia, o empregado que foi acometido por doença adquirida no trabalho também possui esse direito.

Conforme já dito acima, o empregador é proibido de demitir o empregado durante o período de estabilidade.

Contudo, há casos em que o empregador desrespeita a lei e faz a demissão mesmo nessa situação. Quando isso ocorre, o empregado deve buscar imediatamente um advogado trabalhista para reclamar seu direito à estabilidade.

Com isso, deve ser pleiteada a reintegração ao emprego. Assim, a Justiça determinará que o empregado volte ao trabalho. Caso a empresa não cumpra a decisão ou então o juiz entender que não é recomendável a reintegração, pode determinar que a empresa pague todos os salários e demais direitos do período de estabilidade.

Espero ter ajudado.

Advogado Alberto Caldeira Advogado em Porto Velho

100 respostas

Advogados especializados em Demissões

Ver mais advogados especializados em Demissões

Outras perguntas sobre Demissões